segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Não Existem Perguntas Tolas


Saber quais as perguntas certas a fazer são duas das mais importantes habilidades a desenvolver para se ser bem-sucedido na vida, seja no trabalho, no lar ou em qualquer outra área pessoal.

Sem fazer perguntas não podemos fazer distinções.

Se não fizermos distinções não podemos tomar decisões.

Se não tomarmos decisões não poderemos agir.

Se não agirmos poderemos fracassar!

Ao contrário da opinião popular, fazer perguntas é sinal de inteligência. Quanto maior for a inteligência, maior a probabilidade de investigar, refletir e questionar. Sempre se está buscando aprender, compreender e crescer. E não existem perguntas tolas. Tolice é não perguntar e buscar esclarecimento quando não entendemos alguma coisa. Quando permitimos que a preocupação com nossa imagem - “Devo aparentar que sei tudo” - tenha prioridade sobre o aprendizado, isto é tolice!

Will Rogers, humorista e observador da vida, disse certa vez: “Todo mundo é ignorante, embora em diferentes assuntos!” De modo similar, por termos tido diferentes experiências, podemos aprender uns com os outros se formos sábios o bastante para fazer as perguntas certas.

A Bíblia diz: “Os pensamentos de uma pessoa são como água em poço fundo, mas quem é inteligente sabe como tirá-los para fora”(Provérbios 20.5). O modo de extrair sabedoria de outras pessoas é fazendo perguntas. Existem vários tipos de perguntas. Aqui vai uma amostra do tipo de pergunta que podemos fazer:

·
Perguntas para exercitar a mente: O que aconteceria se...? Existe uma maneira melhor?

Perguntas que definem: Qual é a questão real aqui?

Perguntas investigativas: Quais são os fatos? O que precisamos saber?

Perguntas que resolvem problemas: Quais são as maneiras de superarmos isto?

Perguntas que estabelecem prioridade: O que é mais importante?

Perguntas cautelosas: O que há de errado com esta ideia?

Perguntas catalisadoras: O que nós vamos fazer agora?

Os grandes professores compreendem que fazer perguntas é uma das mais eficientes ferramentas de ensino. Se você é supervisor, administrador, vendedor ou pai, tente esta abordagem: ao invés de dizer que você está procurando liderar, ou o que acha que elas devem fazer, envolva suas mentes fazendo-lhes perguntas. Faça-as pensar e busque conduzi-las às ações que você acha que devem adotar.

Se quiser se tornar um mestre nisso, pegue uma Bíblia e leia os primeiros quatro livros do Novo Testamento (os Evangelhos: Mateus, Marcos, Lucas e João). Enquanto lê, sublinhe todas as perguntas que Jesus fez. Ninguém foi mais eficiente que Jesus no uso de perguntas para treinar, liderar, ensinar, inspirar e encorajar. Para aprender a fazer alguma coisa bem feita é preciso aprender com o Melhor!

Rick Warren

Nenhum comentário:

Postar um comentário