quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

A Sensibilidade do Natal


"Naqueles dias saiu um decreto da parte de César Augusto, para que todo o mundo fosse recenseado. Este primeiro recenseamento foi feito quando Quirínio era governador da Síria. E todos iam alistar-se, cada um à sua própria cidade. Subiu também José, da Galiléia, da cidade de Nazaré, à cidade de Davi, chamada Belém, porque era da casa e família de Davi, a fim de alistar-se com Maria, sua esposa, que estava grávida.
6 . Enquanto estavam ali, chegou o tempo em que ela havia de dar à luz, e teve a seu filho primogênito; envolveu-o em faixas e o deitou em uma manjedoura, porque não havia lugar para eles na estalagem." Lucas 2.1-7

Na narrativa do nascimento de Jesus em Lucas 2.1-7, o texto diz que não havia lugar para Maria na estrebaria. O dono da estrebaria perdeu uma grande oportunidade, talvez a grande oportunidade de sua vida de servir ao Rei dos reis. Não foi sensível à necessidade de Maria.

A atmosfera do natal sempre nos leva a uma reflexão de vida sobre o que somos, para onde vamos, etc. Penso que uma dos maiores presentes que podemos pedir a Deus no natal é o presente de sermos sensíveis às oportunidades que Ele coloca à nossa frente para servirmos à causa dEle e às pessoas que Ele criou e ama.

Já pensou como nossa vida seria diferente se fossemos mais sensíveis para perceber quem ao nosso redor precisa de um ouvido, de uma palavra de encorajamento, de um abraço, de uma oportunidade de trabalho, de recursos, de ser acolhido por nós? Não somente nossa vida seria diferente, mas a vida das pessoas ao nosso redor também seria diferente simplesmente porque estamos sendo um presente de Deus para elas. Estamos sendo sensíveis a elas.

O dono da estrebaria perdeu uma grande oportunidade. Talvez pela correria com tanta gente na hospedaria ou talvez por perceber que Maria não teria como pagar por um bom quarto.

Com certeza nossos natais serão mais felizes se pedirmos a Deus o presente da sensibilidade, de sermos como Jesus que percebeu a mulher samaritana, que creu numa recuperação de Pedro, que comeu com um Zaqueu. Jesus aproveitou as oportunidades dadas por Deus para ser sensível às pessoas.

Por isso, nosso pedido de natal a Deus é: “Faz-nos sensíveis àquelas pessoas que o Senhor colocar ao nosso redor”.

Com gratidão a Deus por suas vidas e pela alegria de servir à nossa igreja, desejamos a cada um, UM FELIZ NATAL de oportunidades e sensibilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário