terça-feira, 2 de março de 2010

O Caminho do Sucesso


”E o carcereiro não tinha cuidado de coisa alguma que estava na mão de José, porquanto o Senhor era com ele, fazendo prosperar tudo quanto ele empreendia.” Gênesis 39.23

“José é um ramo frutífero, ramo frutífero junto a uma fonte; seus raminhos se estendem sobre o muro.” Gênesis 49.22

Introdução:

A Palavra Sucesso: “bom êxito, resultado feliz”

Em qualquer área da vida todos almejamos, procuramos e esperamos ser bem sucedidos

A Bíblia se refere a homens de Deus que provaram, experimentaram o gosto, o sabor, a alegria do sucesso.

Nesta reflexão vamos olhar a pessoa de José, filho de Jacó, como um homem bem –sucedido. As idéias que destacaremos são as seguintes:

I - O caminho do sucesso é o caminho dos princípios

“Potifar deixou tudo na mão de José, de maneira que nada sabia do que estava com ele, a não ser do pão que comia. Ora, José era formoso de porte e de semblante. E aconteceu depois destas coisas que a mulher do seu senhor pôs os olhos em José, e lhe disse: Deita-te comigo. Mas ele recusou, e disse à mulher do seu senhor: Eis que o meu senhor não sabe o que está comigo na sua casa, e entregou em minha mão tudo o que tem; ele não é maior do que eu nesta casa; e nenhuma coisa me vedou, senão a ti, porquanto és sua mulher. Como, pois, posso eu cometer este grande mal, e pecar contra Deus? Entretanto, ela instava com José dia após dia; ele, porém, não lhe dava ouvidos, para se deitar com ela, ou estar com ela. Mas sucedeu, certo dia, que entrou na casa para fazer o seu serviço; e nenhum dos homens da casa estava lá dentro. Então ela, pegando-o pela capa, lhe disse: Deita-te comigo! Mas ele, deixando a capa na mão dela, fugiu, escapando para fora. “Gênesis 39.6-12

A leitura deixa claro que José tinha princípios. Ainda que fosse bem jovem, estava longe de casa, privado de uma vida tranqüila e livre, ele não cedeu, foi firme, não se deixou levar, disse não ao pecado.

Princípios são inegociáveis, envolve caráter, nossa sociedade tem afrouxado, é necessário não dar lugar ao diabo, resisti-lo: “Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao Diabo, e ele fugirá de vós.” Tiago 4.7

II – O Caminho de sucesso é o caminho da presença de Deus

“E o carcereiro não tinha cuidado de coisa alguma que estava na mão de José, porquanto o Senhor era com ele, fazendo prosperar tudo quanto ele empreendia.” Gênesis 39.23

De maneira linda, diz a Palavra: “O Senhor era com ele”. A Presença de Deus é a garantia de sucesso.

Caso Deus não se faça presente, tudo o que fazemos, projetamos é palha. Salmo 127.1

“Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.” Salmo 23.4

“Então o rei Nabucodonozor se espantou, e se levantou depressa; falou, e disse aos seus conselheiros: Não lançamos nós dentro do fogo três homens atados? Responderam ao rei: É verdade, ó rei. Disse ele: Eu, porém, vejo quatro homens soltos, que andam passeando dentro do fogo, e nenhum dano sofrem; e o aspecto do quarto é semelhante a um filho dos deuses. Daniel 3.24,25

José era um homem de sucesso porque Deus era com ele. Devemos praticar a presença de Deus.

Êxodo 33.14 “... a minha presença irá contigo, eu te darei descanso.”

Mateus 28.20 “Ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até a consumação do século.”

III – O Caminho do Sucesso é o caminho da dependência de Deus

“E respondeu José a Faraó, dizendo: Isso não está em mim; Deus dará resposta de paz a Faraó.” Gênesis 41.16

“Ao segundo chamou Efraim; porque disse: Deus me fez crescer na terra da minha aflição.” Gênesis 41.52

“Responderam-lhe: Tivemos um sonho e ninguém há que o interprete. Pelo que lhes disse José: Porventura não pertencem a Deus as interpretações? Contai-mo, peço-vos.” Gênesis 40.8

Na leitura destes textos vemos um outro segredo para o sucesso. Ele dependia de Deus
o “Não está isso em mim”
o “Deus me fez próspero” – Não disse eu sou, eu posso, eu alcancei...
o “porventura, não pertencem a Deus as interpretações?” – Não disse eu interpreto, eu sou sábio...

José foi bem sucedido porque dependia de Deus em tudo o que fazia. Felizes são aqueles que constroem, que trabalham com Deus, que contam com a ajuda do Pai, esses são bem sucedidos.

Bem-aventurados os que habitam em tua casa; louvar-te-ão continuamente. Bem-aventurados os homens cuja força está em ti, em cujo coração os caminhos altos. Passando pelo vale de Baca, fazem dele um lugar de fontes; e a primeira chuva o cobre de bênçãos. Vão sempre aumentando de força; cada um deles aparece perante Deus em Sião. Salmo 84.4-7

Porque desde a antigüidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu um Deus além de ti, que opera a favor daquele que por ele espera. Isaias 64.4

IV – O Caminho do Sucesso é o caminho da Plenitude do Espírito Santo

Perguntou, pois, Faraó a seus servos: Poderíamos achar um homem como este, em quem haja o espírito de Deus? Gênesis 41.38

Foi Faraó quem afirmou: “Homem como este, em quem há o Espírito de Deus”. Não cria em Deus mas viu que José era conduzido pelo Espírito Santo, controlado, guiado...

O que será que o mundo tem percebido me nós?

As pessoas cheias do Espírito Santo são pessoas abençoadas sempre; são vasos de bênçãos, fortes, canais da graça e agentes do reino de Deus.

José foi um homem de sucesso porque o Espírito Santo.

Jesus disse que Ele, o Espírito Santo nos guiaria em toda a verdade.

E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Ajudador, para que fique convosco para sempre. a saber, o Espírito da verdade, o qual o mundo não pode receber; porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque ele habita convosco, e estará em vós. Mas o Ajudador, o Espírito Santo a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto eu vos tenho dito. João 14. 16, 17, 26

E quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo: do pecado, porque não crêem em mim; da justiça, porque vou para meu Pai, e não me vereis mais, e do juízo, porque o príncipe deste mundo já está julgado. Ainda tenho muito que vos dizer; mas vós não o podeis suportar agora. Quando vier, porém, aquele, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá o que tiver ouvido, e vos anunciará as coisas vindouras. Ele me glorificará, porque receberá do que é meu, e vo-lo anunciará. João 16.8-13

E repousará sobre ele o Espírito do Senhor, o espírito de sabedoria e de entendimento, o espírito de conselho e de fortaleza, o espírito de conhecimento e de temor do Senhor. Isaias 11.2 – que este texto aconteça em tua vida.

V – O caminho do sucesso é o caminho da soberania de Deus

Vós, na verdade, intentastes o mal contra mim; Deus, porém, o intentou para o bem, para fazer o que se vê neste dia, isto é, conservar muita gente com vida. Agora, pois, não temais; eu vos sustentarei, a vós e a vossos filhinhos. Assim ele os consolou, e lhes falou ao coração. Gênesis 50.20-21

Este texto revela que José estava livre dos sentimentos de rancor, mágoas, ressentimentos porque cria na soberania de Deus. De que no final de tudo a vontade de Deus iria prevalecer.

Ele conseguia ver em tudo a mão de Deus. Os propósitos de Deus, a soberania de Deus.

O caminho do sucesso passa sempre pela soberania de Deus. Sendo assim devemos nos render, nos submeter, obedecer e fazer a vontade de Deus.

José se revela um homem doce, agradável, terno, amoroso, abençoado e abençoador.

Deus está no controle, tem tudo em suas mãos.

Conclusão:

Relembrando aqui as cinco idéias básicas para um caminho de sucesso:
o Uma vida baseada em princípios;
o Uma vida na presença de Deus;
o Uma vida na dependência de Deus;
o Uma vida plena do Espírito Santo e;
o Uma vida que reconhece a soberania de Deus.

Vamos aprender com José e, com a ajuda de Deus, em nós se cumprirá o que está escrito em Gênesis 39.23: “Tudo o que ele fazia o Senhor prosperava.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário