quarta-feira, 10 de março de 2010

Um ótimo dia


Que bom poder acordar mais um dia e perceber que recebi a graça de poder abrir os olhos e ver a criação de Deus. Sei que nem tudo que se vê é tão bonito, muitas coisas estão corrompidas por consquência das escolhas erradas que o ser humano tem feito, contra si mesmo e contra o próximo e, pelas catástrofes que sem avisar agridem a vida sem escolher tempo, espaço ou vítimas. Por conta disso, de todo esse mal que assola o dia a dia das pessoas, muitos perderam a graça de olhar e ver o belo que os envolve. Ficam tão envolvidas com os pontos nebulosos da existência que não percebem mais a beleza e o encanto de tudo o que se pode perceber e descobrir em sua caminhada.

Poder ver é um dom de Deus, um dom que transcede a limitação daquilo que os olhos conseguem alcançar. Ver é mais do que olhar, é descobrir através das cores, movimentos, riscos e sinais, não apenas aquilo que se enxerga, mas também, aquilo que se pode ser. Ver é olhar o todo, encarar os problemas sem perder a ternura da vida, descobrir a beleza escondida no rosto bruto, triste e machucado. Ver é não desistir de si ou dos outros por causa de suas perdas, erros ou limitações. É olhar o todo procurando a chave para abrir a porta que muda todas as coisas e acreditar que sempre existe uma. Ver é ter a sensibilidade do inteiro, do todo e não apenas de uma imagem. O pré-conceito é olhar com um muro na frente. Se vê muito pouco, na maioria das vezes, nada. A pré-ocupação é ficar com um peso nos braços na fila da derrota, na maioria das vezes, um peso imaginário, esperando a sua vez de perder. O pré-juizo é condenar sem as provas necessárias é tornar-se juiz tôlo que condena os outros por causa de sua pouca sabedoria.

No filme "A vida é Bela" temos a oportunidade de descobrir a verdadeira maneira de ver, a capacidade de obeservar a vida que temos no coração, na musica, na esperança, no amor, em Deus. Ver é mais que a capacidade que temos em conhecer e reconhecer as coisas com os olhos, é descobrir e redescobrir a vida com a alma.

Um bom dia pra você

Mauricio Baniski

Nenhum comentário:

Postar um comentário