quinta-feira, 12 de novembro de 2009

A Pureza da Vida


“Todas as coisas são puras para os puros” Tito 1.15

Ser cristão, viver a fé, experimentar uma vida nova, conhecer e obedecer a Palavra de Deus, caminhar para a santidade e a pureza é deixar a malícia, voltar à inocência e viver de uma maneira que contribua para tornar o mundo mais belo, puro e divino. Ser cristão não é apontar, acusar, ver malicia em tudo, se esconder do próximo evitando o abraço amigo, o carinho de irmão, as palavras de amor, afeto e paz. É possível viver com intensidade o amor cristão, sem conceitos e preconceitos, sem malicia ou qualquer tipo de maldade.

Fico triste em ver que muitas vezes as religiões que criamos tem como base o que NÃO se pode fazer, o que não se pode dizer, o que não se deve pensar, o que não se deve ser e, se esquece, do que devemos fazer, dizer, pensar e ser. Por isso, a Bíblia é tão categórica quanto a atitude de acusação, chama de Satanás, acusador de irmãos, aqueles que usam da sua religiosidade e malicia reprimida para difamar, corromper, condenar e destruir o seu próximo. Jesus foi muito duro com os religiosos de seu tempo, dizia que a maldade maior não estava nas pessoas e sim nos olhos deles. Não conseguimos ver pureza em nada se a nossa alma não é pura.

Sou a favor de que procuremos viver uma vida de santidade, que quando virmos algum de nossos irmãos em situação de perigo pelo pecado, nos aproximemos dele e tentemos ajudá-lo a sair daquela situação, por causa do amor e com muito amor. Acredito que devemos buscar a santificação diária. Mas creio que isso acontece naturalmente à medida que nos aproximamos da luz (Jesus), quanto mais próximos da luz, há menos treva (pecado) em nossa vida. Isso significa que em vez de ficar apontando a ausência de luz, devo brilhar com a luz de Cristo e as trevas se dissiparão.

O evangelho cristão é o evangelho do SIM, a cruz de Cristo é o grande sim da misericórdia e da graça divina em favor da criação. É o evangelho da alegria, da luz, do amor, da paz, do perdão, da restauração, do recomeço, da vida nova a cada dia. Se eu e você formos o que devemos ser, ou seja, a luz do mundo, não precisaremos ficar apontando o erro do nosso próximo porque o nosso testemunho de vida será um instrumento de iluminação e conversão àquele que estiver ao nosso lado.

Que Deus torne puro os nossos olhos e coração.

Boa continuidade de semana para você.

Pastor Mauricio Baniski

Nenhum comentário:

Postar um comentário