segunda-feira, 12 de abril de 2010

Muito alcança, que não se cansa


MUITO ALCANÇA, QUEM NÃO SE CANSA
Josué 14.6-15

Uma das maiores verdades deste texto bíblico é a seguinte:

A PERSEVERANÇA NA FÉ É UMA VIRTUDE ESSENCIAL
PARA A COMPLETA FELICIDADE DOS FILHOS DE DEUS .

Somente por meio da perserverança na fé, os filhos de Deus podem alcançar os estados de espírito de Calebe nesta ocasião:


1. QUANTO AO PASSADO, PAZ!
Quarenta e cinco anos antes, Calebe deixou de ser abençoado por causa da incredulidade de seus irmãos e teve que amargar 40 anos de peregrinações no deserto, mas, não há em suas palavras nenhum traço de rancor ou de amargura, antes, há uma plena compreensão e aceitação de tudo que se passou.

Somente por meio da perserverança na fé podemos alcançar este estado de espírito em relação ao nosso passado. E isto é essencial, pois, ninguém pode ser completamente feliz se não estiver em paz com o seu passado.

Quem desanima e pára a carreira cristã, carrega para sempre um pesar no coração.


2. QUANTO AO PRESENTE, ESPÍRITO FORTE!
Aos 85 anos de idade este homem de Deus demonstra um estado de espírito tão forte que até hoje nos impressiona. Ele demonstra o mesmo ânimo, a mesma empolgação e a mesma disposição que tinha aos 40 anos de idade. A força do tempo não foi capaz de derrubá-lo, pois sua força interior era maior.

Somente quem persevera na fé (e se mantém confiante nas promessas de Deus) pode alcançar este estado de espírito, mesmo com idade avançada. E isto é essencial, pois, ninguém pode ser completamente feliz se tiver um espírito fraco.

Quem desanima e pára a carreira cristã, nem chega a experimentar isto.


3. QUANTO AO FUTURO, CONFIANÇA!
Aos 85 anos, Calebe continua nos surpreendendo. Numa idade quando muitos não querem mais saber de lutar, este homem pede a Josué que lhe dê o monte Hebron. Mas, não seria fácil, não! Ele e sua família iriam lá, tomar posse da benção, de espada em punho. A luta seria muito difícil, pois, de fato, é muito difícil lutar com inimigos alojados em lugares altos. Mas, Calebe está confiante. Sabe que vai sair à luta e vai voltar vitorioso, pois Deus é com ele.

Somente quem persevera na fé pode alcançar este estado de espírito tão confiante. E isto é essencial, pois, ninguém pode ser completamente feliz se for um pessimista.

Quem desanima e pára a carreira cristã, não tem certeza alguma em relação ao seu futuro.


Conclusão:
Se quisermos experimentar a mais completa felicidade como filhos de Deus, precisamos perseverar na fé, pois, somente por meio da perseverança podemos viver em paz com o nosso passado, ter um espírito forte no nosso dia-a-dia e uma confiança extraordinária em relação ao nosso futuro.




Fotos de Luziania - Culto na 2 IPI 04.04.2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário