segunda-feira, 5 de outubro de 2009

A Igreja se torna desnecessária!


Quando o crente esquece que ele é a Igreja e não uma instituição ou uma construção.

Quando o crente investe mais em coisas materiais do que na vida humana como se Deus tivesse interessado na estética das nossas edificações eclesiásticas.

Quando o crente vê na caminhada com Deus apenas um meio de resolver os seus problemas e conquistar seus desejos mais egoistas e materialistas.

Quando o crente se torna individualista e se esquece que ao seu lado existe alguém que precisa ser amado e cuidado. Levanta as mãos para uma linda perfomance de adorador, mas se esquece de estendê-las à quem esta ao seu lado, gemendo de dor.

Quando o crente se torna desumano porque quer ser "angelical", não cuida da humanidade porque alcançou uma "carnalidade espiritualizada". Não se inquieta com a injustiça, as desigualdades, a falta de amor e de respeito para com todos aqueles que foram criados a imagem e semelhança do Criador. Vive olhando para o céu, vendo e imitando os "anjos", enquanto tropeça nas pessoas que carecem da manifestação do Reino de Deus.

Quando o crente resolve, ele mesmo, escolher aonde ir, como ir, o que fazer, as pessoas com quem vai se relacionar e esquece que o cabeça da Igreja é o Senhor Jesus.

Quando o crente deixa de ser profeta de Deus que defende a obediência, o zelo, e a prática diária da vida com Deus e passa a dizer apenas o que satisfaz o coração dos ouvintes. Palavras mágicas ao invés de evangelho transformador.

Quando o crente fica olhando para os pequenos defeitos dos outros e se esquece do grande estrago em que sua vida se encontra. Quando procura justificar o seu fracasso espiritual apontando para os erros alheios.

Quando o cristianismo cresce e não faz diferença, não melhora a vida da comunidade, não reprime o mal, não prevalece contra as portas do inferno, porque tem medo de ter que sair da sua zona de conforto.

Quando o crente não busca em primeiro lugar o reino de Deus e sua justiça, e ainda insiste em que todas as demais coisas lhe sejam acrescentadas. Quando não assume resposabilidades procurando cumprí-las no Reino de Deus, com zelo e integridade.

Hoje vivemos o tempo em que muitoscrentes não querem mais assumir suas responsabilidades numa Comunidade cristã porque perceberam que "os outros" estão cheios de defeitos. Temos que comprar um espelho de corpo inteiro e perceber todos nós temos os pés de barro.

Chegou a hora de refletir. Se você é um crente em Jesus, diga em seu coração: "Eu sou Igreja!" e, reflita: "Será que eu tenho valido a pena? Se eu não estivesse servindo na comunidade cristã que faço parte o reino de Deus estaria do mesmo jeito? estaria melhor? pior? eu tenho feito alguma diferença?". Disponha-se a ser Igreja, Igreja que contribui para que sua familia, sua Comunidade Cristã, sua cidade e o mundo que você vive, tenha mais de Deus, não exija isso do seu próximo até que esteja pleno de que você está cumprindo fielmente o teu chamado.

Uma boa continuaidade de semana pra você!

Mauricio Baniski (05.10.2009)

Nenhum comentário:

Postar um comentário