quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Matenha o Padrão


"Mantém a padrão das sãs palavras que de mim ouviste com fé e com o amor que está em Cristo." II Timóteo 1.13

Somos uma rede de capacidades que se completam e que tem o poder de melhorar ou piorar de acordo com as atitudes que escolhemos ter. A vida da maioria das pessoas acontece por meio da ação e reação e, isto sempre acontece de maneira automática, quantos de nós já ouviu esta frase: "quando vi já tinha falado"; "fiz sem perceber"; "não pensei pra fazer"; "foi uma atitude impensada". As vezes condicionados pela pressão da situação, por pessoas, pelos sofrimentos, pelas marcas, por coisas externas e internas simplesmente reagimos aos acontecimentos reais ou imaginários da nossa vida. E, não poucas vezes, nos arrependemos, não fazemos nada ou tomamos decisões precipitadas, magoamos ou ficamos magoados, sofremos ou fazemos sofrer, destruímos sonhos e relacionamentos, simplesmente porque reagimos de maneira impensada a uma determinada situação ou, paralisados, não assumimos posição alguma, ficamos sem atitude, o que também é uma reação.

Hoje, quero lembrar-lhe que, diferentemente dos animais, o ser humano é dotado de capacidades que fazem com que ele lidere toda cadeia da criação. O homem foi presenteado por Deus com a capacidade de refletir a sua realidade, tomar decisões diferentes, rever a sua vida, reavaliar suas escolhas, não reagir simplesmente e de maneira impensada, mas pesar os objetivos que tem para a sua existência e o futuro de seus relacionamentos e habitat. Entre um fato que ocorreu e a resposta a este fato, eu e você podemos fazer uma reflexão, avaliar as possibilidades, imaginar aonde cada uma vai los levar e, a partir dai, fazer uma escolha que determinará como a minha vida será no futuro. Por isso, é importante tomar sempre um copo de água, respirar fundo, se necessário outro copo de água, pedir conselhos e, principalmente buscar a sabedoria na Palavra de Deus. Manter o padrão divino de humanidade que é baseado sempre no amor, no perdão, no recomeça e na defesa da vida. Precisamos ser agentes do bem, não apenas àqueles a quem estimamos, mas a todos, pois "somos aquilo que repeditamente fazemos, nada mais e nada menos."

Faça com que as tuas escolhas de hoje sejam sementes que lhe permitam experimentar no amanhã um jardim com flores e perfume, com belos frutos, saborosos e coloridos que alimentem não apenas a tua existência mas o futuro da humanidade.

Boa continuidade de semana para você.

Pastor Mauricio Baniski

Nenhum comentário:

Postar um comentário