quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Porque devo expandir?


“Mas, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo,” Efésios 4:15

Devo expandir porque sei que Deus me criou e me projetou para ser alguém além do que sou hoje e, ir além do lugar onde estou.

“Crescer em Cristo Jesus” - Eu tenho um potencial divino e fui chamado para adorá-lo, testemunhando o seu poder através do seu agir em mim.

O poder de uma dinamite é admirado pela capacidade que tem de romper os limites e abrir novos caminhos. O poder do Espírito Santo agindo em minha vida, se torna um testemunho poderoso do amor que Ele tem por mim. Na medida em que se torna visível a mudança que Ele faz(Atos 1.8), o nome de Jesus é glorificado e muitas outras pessoas passam a querer conhecê-lo. O maior testemunho que posso dar é o agir dEle em minha própria vida..

Quem olhava para Davi via um menino cuidando de ovelhas, fedendo coco de animais e sem condições de derrotar o Gigante. No entanto, Deus viu nele um rei, um guerreiro...

•Mesmo que eu ou as pessoas ao meu redor olhemos para a minha vida e limitemos as minhas habilidades e o lugar onde posso chegar, Deus sempre me coloca diante de novos e grandes desafios.

Quem olhava para Moisés com 80 anos de Idade via um homem rude e sem condições de conduzir o povo (um milhão de pessoas), ele mesmo chegou a pedir a Deus que levantasse outro... Mas Deus via nele a capacidade de fazer com excelência a retirada do seu povo da escravidão do Egito.

•Mesmo que eu ou as pessoas ao meu redor venhamos entender que está tarde demais ou que as minhas deficiências são um empecilho para expandir em minha vida, Deus insiste e me chamar e me enviar para estender as minhas tendas.

Quem olhava para os apóstolos jamais teria acreditado e escolhido aqueles homens para darem seguimento ao reino. Eram grosseiros, incultos, destituídos das qualidades de liderança que qualquer empreendimento exige. Eram fracos, medrosos, mentirosos, traidores, de coração duro, interesseiros e infiéis... Mas Jesus viu neles a capacidade de marcarem os seus nomes na história do maior de todos os empreendimentos sobre a face da terra. A visão de Jesus a cerca daqueles homens estava correta.

•Mesmo que eu ou as pessoas ao meu redor venhamos a desvalorizar-me vendo apenas características negativas para um conquistador, Deus olha pra mim, me chama, por que encontra potenciais que podem levar-me além.

Quem olhava para o apóstolo Paulo sentia medo dele porque havia sido um perseguidor da Igreja. Depois de sua conversão, mesmo sendo tão usado por Deus e sendo o pregador mais influente e apaixonado pelo evangelho em todos os tempos, ele foi questionado quanto ao seu passado. Mas, Deus o amava a ponto de usá-lo poderosamente.

•Mesmo que eu, ou as pessoas ao meu redor, queiramos limitar-me por causa do meu passado. Deus me levanta como homem/mulher em novidade de vida.

•A Bíblia nos diz : “E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; {criatura; ou criação} as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas”. II Cor. 5.17

Quando as pessoas olham para mim, o que dizem? Que sou fraco? Medroso? Velho? Destituído de saber? E, o pior não é falarem isso de mim, mas eu ter acreditado nestas mentiras.

o Quando eu olho para mim o que eu digo? Posso ter mil razões e acreditar que não tenho mais condições de mudar minha vida.

Quando as pessoas olham para mim o que dizem? Podem ter razão em me desqualificarem, se olharem para o meu passado

E, quando Deus olha para mim, o que Ele diz? Isso é o que realmente importa. O que Deus pensa e fala de mim. Para Deus o que importa é o que estou estou disposto a fazer da minha vida a partir de agora. Ele quer me levantar, ajudar, curar e restaurar.

• Os pensamentos de Deus me conduzem a paz e às conquistas dos meus objetivos de expansão na vida: “Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais.” Jeremias 29.11

•Deus me escolheu: “Irmãos, reparai, pois, na vossa vocação; visto que não foram chamados muitos sábios segundo a carne, nem muitos poderosos, nem muitos de nobre nascimento; pelo contrário, Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes; e Deus escolheu as coisas humildes do mundo, e as desprezadas, e aquelas que não são, para reduzir a nada as que são; a fim de que ninguém se vanglorie na presença de Deus.” I Cor. 1.26-29

•Mesmo sendo fraco: “Não vos teve o SENHOR afeição, nem vos escolheu porque fôsseis mais numerosos do que qualquer povo, pois éreis o menor de todos os povos,mas porque o SENHOR vos amava e, para guardar o juramento que fizera a vossos pais, o SENHOR vos tirou com mão poderosa e vos resgatou da casa da servidão, do poder de Faraó, rei do Egito.” Deuteronômio 7.7,8

•O que importa de verdade não é o que pensam de mim ou ainda o que eu penso sobre mim (até mesmo porque muito do que pensam de mim está relacionado com aquilo que me fizeram acreditar). Importante é descobrir e firmar a minha vida naquilo que Deus pensa a meu respeito.

• Quando a Bíblia fala que eu devo meditar na Sua palavra, dia e noite (Salmo 1; Josué 1; Deuteronômio 30.15-20), isso não é uma mera penitência, mas, sim, uma estratégia divina pra manter-me firme e alcançar as promessas que ele preparou para mim. Deus já tem um caminho abençoado para mim e, o caminho de Deus é a obediência à sua Palavra:

“O caminho de Deus é perfeito; a palavra do SENHOR é provada; ele é escudo para todos os que nele se refugiam. 2 Samuel 22:31

O caminho de Deus é perfeito; a palavra do SENHOR é provada; ele é escudo para todos os que nele se refugiam. Salmos 18:30

o A Palavra de Deus me liberta – João 8.32
o A Palavra de Deus trás vida, prosperidade e longevidade – Dt. 30.15-20
o A Palavra de Deus me restaura – João 15.7
o A Palavra de Deus me limpa – João 15.3
o A Palavra de Deus apresenta as promessas – Salmo 119; Jr. 1.12
o A Palavra de Deus me ilumina – Salmo 119.105
o A Palavra de Deus me mantém firme – Salmo 119.28; 18.30
o A Palavra de Deus é minha arma, com a qual eu venço o inimigo – Ef. 6.17
o A Palavra de Deus gera fé e a fé é o escudo que me livra dos ataques do inimigo – Efésios 6.16; 2 Samuel 22.31

Como o conquistador Josué (Js. 1), para conquistar e expandir preciso estar forte e corajoso nos propósitos eternos de Deus sobre a minha a vida e através dela.

Boa semana pra você e sua família

Pastor Mauricio Baniski

Nenhum comentário:

Postar um comentário