sexta-feira, 25 de setembro de 2009

As três árvores!


Era uma vez o topo de uma montanha, onde três pequenas árvores habitavam e sonhavam no que queriam ser quando crescessem. A primeira árvore olhou para as estrelas e disse: “Quero segurar um tesouro. Quero ser coberta de ouro e cheia de pedras preciosas. Serei o maior baú e o mais bonito do mundo!

A segunda árvore olhou para o riacho passando a caminho do oceano e pensou.: Quero ser um barco viajando pelas águas poderosas e levando reis poderosos. Serei o navio mais forte do mundo!”.

A terceira árvore olhou para o vale abaixo delas onde homens e mulheres ocupados trabalham numa cidade muito movimentada e pensou: “Não quero sair do topo desta montanha de jeito nenhum. Quero crescer e ser tão alta que quando as pessoas olharem para mim, levantem seus olhos para o céu e pensem em Deus. Serei a árvore mais alta do mundo.

Anos se passaram. As chuvas vieram, o sol brilhou e as três arvorezinhas ficaram altas. Um dia, três lenhadores subiram a montanha. O primeiro lenhador olhou para a primeira árvore e disse: “Esta árvore é linda. É perfeita para mim.’ Com um corte de seu machado brilhante, a primeira árvore caiu e pensou: “Agora serei transformada em um lindo baú e guardarei um maravilhoso tesouro.

O segundo lenhador olhou para a segunda árvore e falou: “Esta árvore é forte, é perfeita para mim.” Com um corte de seu machado afiado a segunda árvore caiu.” Agora, serei transformada em um navio forte para reis poderosos e navegarei em águas fortes.”

A terceira árvore sentiu seu coração afundar quando o terceiro lenhador se aproximou dela. Ela ficou impávida e altaneira e apontou bravamente para o céu. Mas, o lenhador nem olhou para cima. Qualquer árvore é boa para mim, ele murmurou. Com um corte de seu machado a terceira árvore caiu.

A primeira árvore ficou muito alegre quando o lenhador lhe levou para um marceneiro, mas foi transformada em uma cocheira para alimentar animais. A que outrora fora uma linda árvore não estava coberta de ouro nem com tesouros. Ela foi revestida de pó de serra com feno para animais famintos.

A segunda árvore riu quando o lenhador a levou para um porto, mas foi transformada em um simples basco de pescar, ela era muito pequena e fraca para navegar no oceano ou mesmo em um rio, ao invés foi levada para um lago pequeno.

A terceira árvore ficou confusa quando o lenhador a cortou em fortes toras de madeira e a deixou na marcenaria. “O que aconteceu? “ pensou ela: Tudo que eu queria era ficar no topo da minha montanha e apontar para Deus.


Muitos dias e noites se passaram. As três árvores quase esqueceram seus sonhos. Mas em uma noite, uma luz dourada de uma estrela brilhou sobre a primeira árvore enquanto uma mulher colocou seu bebê recém-nascido na cocheira.”Eu queria tanto poder balançá-lo, sussurrou seu pai. A mãe apertou sua mão e sorriu enquanto a estrela brilhava sobre a madeira macia e forte. “Esta manjedoura é linda”ela falou. E de repente a primeira árvore compreendeu que estava segurando o maior tesouro do mundo.

Uma noite, um viajante cansado e seus amigos entraram no velho barco de pescar. O viajante dormiu enquanto a segunda árvore navegava quietamente no lago. De repente, uma tempestade horrível se levantou. A arvorezinha sacudiu, ela sabia que não tinha força para levar tantos passageiros com tanta chuva e vento. O homem cansado acordou, levantou, estendeu sua mão e disse “PAZ”. A tempestade parou tão rapidamente quanto tinha começado. E de repente a segunda árvore compreendeu que estava carregando o rei do céu e da terra.

Numa sexta pela manhã, a terceira árvore ficou abismada quando seus pedaços foram tirados de uma pilha de madeira já há muito esquecida. Ela se arranhava toda enquanto era carregada entre uma multidão que gritava irada. Ela tremeu toda quando soldados pregaram as mãos de um homem nela. Ela se sentiu feia, dura e cruel. Mas, no domingo pela manhã, quando o sol nasceu e a terra tremeu de alegria debaixo dela, a terceira árvore compreendeu que o amor de Deus tinha mudado tudo. Ele tinha fortalecido a terceira árvore e todas as vezes que as pessoas pensavam na terceira árvore, elas pensavam em Deus. Isto era melhor do que ser a árvore mais alta do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário