quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Mantenha o Encanto pela Vida


Há uma estória criada pelo escritor Rubem Alves para a filha, com quatro anos de idade na época, que fala de um Pássaro Encantado e uma menina que se amavam. O Pássaro era encantado porque não vivia em gaiolas, vinha quando queria, partia quando queria... A menina sofria com isso, porque amava o pássaro e queria que ele fosse seu para sempre. Aí ela teve um pensamento perverso: “Se eu prender o Pássaro Encantado numa gaiola, ele nunca mais partirá, e seremos felizes, sem fim...” E foi isso que ela fez. Mas aconteceu o que ela não imaginava: o Pássaro perdeu o encanto. A menina não sabia que, para ser encantado, o Pássaro precisava voar...

Em cada um de nós existe sempre a tentação de colocar na gaiola o que amamos e desejamos, o que nos fascina e nos atraí, o que faz brilhar o nosso olhar e o coração bater mais forte no peito, o que nos faz suspirar. A nossa insegurança, nosso desejo de posse, nossa vontade de controlar o mundo, as pessoas e as coisas fazem com que nos apossemos, aprisionemos e percamos encanto da vida, de cada momento, de cada encontro, de cada conversa. Deixe livre o teu Pássaro Encantado. Não prenda na gaiola porque perde o encanto, deixe-o voar. Porque na gaiola ele deixa de brilhar. O mundo e toda criação Deus fez para todos. As pessoas para serem livres. Abra as gaiolas de seu coração. Liberte os Pássaros que já perderam o Encanto, veja-os novamente voar, volte a se encantar.

Jesus nos ensina isso em sua Palavra, em João 8.32: “Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”. Abra a gaiola da insegurança, dos ressentimentos, dá mágoa, dos insucessos, do sentimento de inferioridade, da falta de paz, do egoísmo, da pré-ocupação, dos pré-conceitos, dos pré-sentimentos e do amor doente. Quando colocamos alguém ou algo nas gaiolas da nossa existência, também nos submetemos a gaiola e ficamos preso sem desfrutar a plenitude e abundância da vida que podemos viver. Quando roubamos a liberdade de alguém, de ir e vir, lhe privamos o Encanto e, isto também nos aprisiona, e a nossa vida também fica desencatada. Liberte e seja livre.

Pastor Mauricio Baniski

Um comentário:

  1. quando leio suas mensagens concordo plenamente, mas como é difícil... como é difícil abrir a "gaiola", deixar o problema nas mãos de quem realmente resolve e nos conforta. Quando conseguimos abrir a gaiola a paz é tão grande, a confiança surgi pois sabemos que Ele, o grande Eu Sou, o nosso poderoso e único Deus cuidará de nós. Louvado seja Ele.

    ResponderExcluir