sábado, 26 de setembro de 2009

Metáfora da Construção!


Jesus em Seu Sermão do Monte nos ensina algumas estratégias de sucesso. No Seu célebre discurso, o Mestre nos apresenta a dupla metáfora da construção: no começo vemos Jesus falando da construção da casa e da cidade na montanha (Mateus 5:14-16) e no final Ele nos fala da construção da casa na rocha (Mateus 7:24-25). Essa dupla metáfora de Jesus nos oferece princípios que nos orientam a projetar com relevância e grandeza nosso sucesso.

É preciso pensar no fulgor da cidade, mas não se esquecer de acender a luz da própria casa. Aqui o princípio é o da singeleza que faz a diferença. Não há nada de errado em ver a cidade iluminada e os homens perplexos com todo o seu fulgor, no entanto, esse processo deve começar de dentro para fora, ou seja, primeiro a gente precisa acender a luz no interior de nossas casas, e só depois é que o ajuntamento das muitas luzes deve refulgir sobre toda montanha; isto porque nenhum brilho humano dura muito tempo, a menos que haja uma lâmpada acesa no coração.

É preciso saber que o verdadeiro sucesso é irreprimível. Estrategicamente Jesus recomenda que a luz acesa seja colocada em lugar apropriado. Ele também diz que a cidade bem posicionada na montanha jamais passará despercebida. No entanto, é preciso saber que a melhor maneira de mostrar quem somos, é fazendo boas obras e deixando que os homens as vejam pelo brilho de nossas luzes, para que toda a glória e todo sucesso sejam atribuídos ao Pai que está nos Céus.

Diante disso, somos desafiados a pautar nossa busca pelo sucesso de acordo com as estratégias propostas por Jesus. Nossos dias têm sido marcados, sobretudo por uma busca frenética pelo sucesso.

Fórmulas milagrosas ensinam como alcançar o sucesso com o menor tempo e esforço. Algumas delas são ensinadas até mesmo nos meios evangélicos. Porém, a verdade é que, geralmente, essas fórmulas contradizem totalmente as estratégias de sucesso de Jesus acima expostas, e essa é a razão porque com freqüência conduzem ao fracasso, à desilusão e ao desânimo.

Portanto, se você quer construir com sucesso, não se deixe levar pela propaganda do sucesso rápido e fácil das fórmulas mágicas, mas apegue-se fielmente aos princípios de sucesso ensinados pelo Mestre em Sua metáfora da construção.

Pastor Ricardo Correa

Nenhum comentário:

Postar um comentário