quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Um espírito excelente!


Então o mesmo Daniel sobrepujou a estes presidentes e príncipes; porque nele havia um espírito excelente; e o rei pensava constituí-lo sobre todo o reino. (Daniel 6:3)

Todas as pessoas, incluindo eu e você, gostamos de ser notados. É muito ruim estar em um local e sentir-se anulado, deixado de lado, não apresentado ou sentido. Eu já experimentei situações onde percebi não fazer diferença aonde estava e me senti menor, inútil, menos importante, inferior. Por outro lado, é bom quando somos lembrados, quando recebemos uma carta, um email, um telefonema, quando no meio de uma multidão alguém cita o nosso nome de maneira positiva. Nosso espírito se renova quando nos sentimos valorizados.

Sentir-se notado é muito bom. Tão bom que tem um monte de gente fazendo um monte de coisas no anseio de se tornar público, famoso, de sucesso. As vezes se desfigurando, "vendendo a alma pro Diabo", fazendo qualquer coisa e se prestando a qualquer papel pelo simples desejo de ter em sua direção os holofotes da vida.

Hoje quero destacar a vida de Daniel. O texto bíblico acima diz que ele se distinguiu dos demais de seu tempo. No meio de todas as pessoas e líderes de seu tempo ele se destacava. Vale lembrar que Daniel era um escravo e estava ali para servir. O texto diz que ele era diferente e o que o diferenciava era a EXCELÊNCIA. Excelência é a alta qualidade que damos a nossa existência. Aristoteles dizia que: "nós somos aquilo que constamente fazemos, nada mais e nada menos" e, olhando assim, vejo que uma vida excelênte nunca será um acontecimento isolado da vida, mas o resultado das nossas constantes escolhas. Daniel foi um homem que resolveu viver uma vida marcada pela excelência.

Olhando para a sua história vemos um homem que: a) Não se prendeu aos sentimentos rancorosos das suas perdas no passado; b) Não ficou preso aos sentimentos de inferioridades por ser escravo e estar a serviço em terra estranha; c) Não perdeu tempo com murmurações tolas que não resolvem nada e, apenas nos tornam menores; d) Não quis se contaminar com as ofertas e manjares fáceis que lhes eram oferecidos porque queria ser fiel ao seu Deus; e) nunca deixou de ser quem era para ter vantagens; f) Foi fiel a Deus e a Palavra de Deus em todo o tempo; g) Não se prostou diante do que não cria mesmo sendo ameaçado; h) Era um homem de oração e respeito pela sua vida espiritual, não deixava seus compromissos com Deus por nada; i) Suas palavras e atitudes revelavam sempre a verdade; j) Teve uma vida muito prospera em Deus porque teve sempre uma espiritualidade próspera.

Daniel marcou a sua história por suas boas escolhas. Hoje, a Igreja, a sociedade e a familia, precisam de pessoas excelêntes e, eu e você podemos sê-las. O segredo é fazer o melhor que pode ser feito em todo o tempo (inclusive agora), todas as coisas (principalmente as pequenas) e, em todos os lugares (principalmente quando estamos sozinhos).

Excelência é uma Palavra linda. Uma das minhas preferidas.

Uma boa continuidade de semana pra você!

Pastor Mauricio Baniski

Nenhum comentário:

Postar um comentário