segunda-feira, 10 de maio de 2010

Navios que se quebraram...


"E fez Josafa navios para Tarsis, para irem a Ofir por causa do ouro; porém não foram, PORQUE OS NAVIOS QUEBRARAM EM EZIOM-GEBER." (2 Reis 22:49).

Estes navios podem muito bem representar ideais da vida - projetos - planos - esperanças - expectativas do coração - desejos – anelos, trabalhos, etc...

Quem já não foi assaltado - impactado - abatido com algum ideal, esperança ou trabalho que ruiu diante do inesperado ? Você esperava ir a Ofir para buscar ouro - Construiu com tanto zelo os navios - Mas, infelizmente - os mesmos se quebraram a caminho do grande projeto.

O QUE PODE QUEBRAR O NAVIO ?

Os ventos contrários - forças externas – Jesus conta a história da casa construída sobre a rocha a sobre areia. Ambas recebem os ventos, os temporais da vida. A que tem uma base sólida permanece. Se você não quer que seu barco quebre, construa com base firme.

Peso do navio - o que esta dentro do navio – Em Hebreus 12.1, o escritor diz que devemos nos desamarrar de todo pecado e peso que nos assedia. Se queremos que o nosso navio não quebre devemos tirar os excessos, aquilo que atrapalha, o lixo do nosso navio.

Rochedos submersos - (o que não se vê) - ação invisível do mal. Devemos pedir sabedoria a Deus e deixar Deus nos guiar pela sua palavra. A Palavra de Deus é a bússola que nos leva por caminho seguro.

Uso de material sem resistência para construção do navio. Material de segunda. Com qual material você tem construído o seu barco? Qual é o alicerce, a base, os fundamentos da sua vida? Construa seu barco com amor, verdade, justiça, paz, perdão, obediência a Deus, humildade, zelo... com material de primeiro

Falha de engenharia. Quem você está deixando construir seu barco? Noé deixou que Deus construísse o seu fazendo conforme tudo o que o Senhor mandou.

Direção errada. Um último ponto que destaco que pode quebrar o barco da nossa vida é permitir que sejamos conduzidos, guiados pelo inimigo ou por nossas próprias inclinações. Devemos convidar ao Senhor para nos guiar por mares seguros.

Neste dia, decida cuidar melhor do seu barco tomando estes cuidados alcançaremos os objetivos que temos na vida.

Boa continuidade de semana pra você e sua família

Mauricio Baniski

Um comentário: