quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Alegrai-vos nas provações?

Tiago em sua epístola (Tiago 1.2) diz que o povo de Deus deve alegrar-se em meio as lutas e provações. O que ele está querendo dizer com isso? Deve haver alegria em meu coração simplesmente pelo meu sofrimento?

Tiago entendia muito bem que vida cristã não é ausência de lutas e dificuldades. Sei que é muito mais gostoso ouvir uma Palavra onde se anuncia o fim do sofrimento por meio de uma entrega de fé, mas essa não é toda a verdade. O cristão sofre sim e, muitas vezes, o seu sofrimento não é pouco. Assim, acontecia com o povo de Deus, a quem é endereçada essa carta. Havia uma grande perseguição contra a Igreja e havia grande sofrimento no meio do povo. Provavelmente, muitos estavam desesperados e indecisos quanto a posição que iriam tomar, se continuariam seguindo a Cristo ou voltariam atrás. Tiago escreve de maneira prática essa carta. Como alguém disse: "é uma parte da Bíblia pra se ler em pé", encorajando e fortalecendo os irmão à firmeza na decisão por Cristo.

Mas, eles deveriam então estarem felizes por sofrerem e ponto? O segredo está no mesmo verso: "o passardes", não é "o ficardes", aqui ele define o lugar e o tempo da provação. É como no Salmo 23.4: "ainda que eu ANDE..." ou como dizia o profeta: "quando passares pelo fogo" ou, "quando passares pelas águas", é uma passagem. Entre o Egito e a Terra Prometida estava o deserto. O povo de Deus tinha que passar por ali, mas ali não era o lugar deles, era apenas o caminho que tinham que passar. Todo sofrimento e provação, por mais incrível que pareça é uma passagem. Nosso lugar é o coração da graça e da misericórdia de Deus.

Mas pra que serve o sofrimento? Bem, estamos no caminho, onde há pedras e espinhos, lugares realmente difíceis de passar e cada prova serve para a nossa edificação e o nosso crescimento. Romanos 5 Paulo fala a respeito disso. A provação produz a edificação do filho de Deus. Deus nunca prometeu livrar das provas, sua promessa é de que estaria conosco em todos os momentos e nos livraria nas provas (Daniel 3). quando o sofrimento acontece três coisas tenho que ter em mente: 1) Deus está presente; 2)O que estou vivendo servirá para o meu crescimento; 3) "Todas as coisas cooperam para o bem daquele que ama a Deus".

Porque alegrar-se nas provações? Porque o meu Deus está no controle. Ele está comigo como diz em Isaias: "Com amor eterno eu te amei... Não te deixarei, nem te desampararei" e "em Cristo somos mais que vencedores". José, um dos filhos de Jacó, vendido como escravo por seus irmãos e maltratado muitas vezes, foi honrado por Deus e exaltado no seu tempo. Quando se encontrou com seus irmãos, treze anos depois de ter sido vendido como escravo, afirmou: "O mais que vocês tentaram contra mim Deus transformou em benção".

Creio nessa verdade sobre a minha e a sua vida.

Um abraço e Deus te abençoe.

Pastor Mauricio baniski

Nenhum comentário:

Postar um comentário