domingo, 2 de janeiro de 2011

COMO ALCANÇAR O AVIVAMENTO


“Oração do profeta Habacuque sob a forma de canto. Tenho ouvido, ó SENHOR, as tuas declarações, e me sinto alarmado; aviva a tua obra, ó SENHOR, no decorrer dos anos, e, no decurso dos anos, faze-a conhecida; na tua ira, lembra-te da misericórdia.” Habacuque 3.1-2

O SIGNIFICADO BÍBLICO DO TERMO “AVIVAMENTO”:

O verbo hebraico “Hyh” (avivar), significa “reacender”; “manter vivo” ou “preservar”, mas também tem o sentido de corrigir e purificar.

AVIVAMENTO É SEMPRE MARCADO POR UMA VOLTA PROFUNDA E CONSISTENTE A DEUS:

É um mover que acontece só com a igreja de Cristo, começa na igreja e deve transcender a comunidade onde ela está.

É revitalizar onde já existe vida.

VOCÊ PODE QUERER REAVIVAR A IGREJA, A FAMILIA, O SEU CASAMENTO, MAS TUDO COMEÇA COM UMA BUSCA PESSOAL E PARTICULAR DO DERRAMAR DA VIDA DE DEUS EM VOCÊ.

Neste texto bíblico acima encontramos segredos de um avivamento.

Cada avivamento que o povo de Deus tem experimentado através da história, é resultado de um povo que se volta para Ele por meio da Palavra e da oração.

Esse relacionamento por meio da Palavra de da Oração, gera temor no coração do homem e aí temos o início de um avivamento, que é sempre uma obra da misericórdia de Deus.

PORTANTO:

1 - O Avivamento nasce de uma conversão à Palavra de Deus. “Ouvi, Senhor, a tua palavra”

Deus fala conosco através de sua Palavra.

Não pode existir avivamento genuíno e duradouro, se este não for originado pela palavra de Deus “Assim, a palavra do Senhor crescia e prevalecia poderosamente.” At.19.20

O avivamento de Judá nos dias do rei Josias, só se deu depois que o sacerdote Hilquias anunciou: “Achei o Livro da Lei na Casa do Senhor”.

(SL.119.25) “A minha alma está apegada ao pó; Vivifica-me segundo a Tua Palavra.”

O avivamento nos dias de Esdras e Neemias se deu através da leitura expositiva da palavra do Senhor (Nee.8.1-12). “Todo o povo chorava ouvindo as palavras da lei.”

“Porque Esdras tinha disposto o seu coração para buscar a lei do Senhor, e para a cumprir, e para ensinar em Israel os seus estatutos e os seus juízos.” Esdras 7.10

Os grandes avivamentos registrados nos Atos dos Apóstolos e através da história Cristã, sempre se deu através do poder da palavra de Deus At.6.7 “Crescia a Palavra de Deus e se multiplicava o número dos discípulos”; 12.24 “Entretanto a Palavra de Deus crescia e se multiplicava” e 19.20“Assim, a palavra do Senhor crescia e prevalecia poderosamente.”).

2- O avivamento nasce de uma conversão à vida de oração: "Oração do profeta Habacuque”

Ouvimos Deus através de sua Palavra e falamos com Ele por meio da oração.

A Oração é uma reação natural a ação da sua Palavra em nós.

Deus está falando. “Se o meu povo que se chama pelo meu nome... Se humilhar, orar e me buscar e se converter de seus maus caminhos... Eu ouvirei, perdoarei, sararei. Estarão abertos os meus olhos e atentos os meus ouvidos a oração...

Entender a Palavra nos leva a oração que compõe de adoração a Deus, Arrependimento, confissão de pecados e clamor a Deus para que restaure o nosso caminho.

Os grandes avivamentos descritos na Bíblia e documentados através da história cristã, começaram sempre pela Palavra de pela oração.

O maior avivamento da história se deu no Dia de Pentecostes, em cumprimento à Palavra do Senhor e após intensa campanha de oração (At.1.14 e 2.1-4).

Portanto, a Palavra de Deus e a oração são segredos para um genuíno avivamento.

3- O avivamento nasce de uma conversão a maneira que encaramos a Deus. “me sinto alarmado”

Um temor muito grande nasceu no coração de Habacuque.

O profeta Isaias (cap. 6) Então, disse eu: ai de mim! Estou perdido! Porque sou homem de lábios impuros, habito no meio de um povo de impuros lábios, e os meus olhos viram o Rei, o SENHOR dos Exércitos!

O respeito, o arrependimento e a conversão são frutos do agir da Palavra de Deus em nós e da proximidade que alcançamos por meio da oração.

Descobrimos o quanto Ele é Santo, Poderoso, Perfeito e Bondoso e o quanto somos impuros, frágeis, imperfeitos e maus.

O temor ao Senhor provocado no coração das pessoas pela pregação da palavra do Senhor, é a porta de entrada para o avivamento individual e coletivo.

O temor do Senhor que veio sobre os ninivitas , levando eles ao arrependimento no pó e na cinza, se deu após eles terem ouvido a pregação do profeta Jonas (Jn.3.1-10).

Eis que, o temor do Senhor é a sabedoria, e apartar-se do mal é a inteligência (Jó.28.28). Ter um coração sábio e apartar-se do mal, são sinais claros de um avivamento pessoal.

4- O Avivamento nasce de uma conversão à misericórdia de Deus: “na ira lembra-te da misericórdia”

Quando nos voltamos para a Palavra de Deus e o buscamos por meio da oração. O reconhecemos como o nosso Deus e Salvador, encontramos o perdão de Deus e ali a GRAÇA nasce em nós.

“Quero trazer à memória o que me pode dar esperança. As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; renovam-se cada manhã. Grande é a tua fidelidade. A minha porção é o SENHOR, diz a minha alma; portanto, esperarei nele. Bom é o SENHOR para os que esperam por ele, para a alma que o busca. Lm.3.21-25

Todo avivamento ocorrido através da história é obra da misericórdia divina. Em 2 Cr.30.9, o próprio rei Ezequias reconheceu isso, dizendo: “Porque, em vos convertendo ao Senhor, vossos irmãos e vossos filhos acharão misericórdia perante os que os levaram cativos e tornarão a esta terra; porque o Senhor, vosso Deus, é piedoso e misericordioso e não desviará de vós o rosto, se vos converterdes a Ele”.

O próprio avivamento em Nínive, foi uma obra da misericórdia e compaixão divina (Jn.3.10 e 4.10-11).

“Viu Deus o que fizeram, como se converteram do seu mau caminho; e Deus se arrependeu do mal que tinha dito lhes faria e não o fez.” Jonas 3.10

“Tornou o SENHOR: Tens compaixão da planta que te não custou trabalho, a qual não fizeste crescer, que numa noite nasceu e numa noite pereceu; e não hei de eu ter compaixão da grande cidade de Nínive, em que há mais de cento e vinte mil pessoas, que não sabem discernir entre a mão direita e a mão esquerda, e também muitos animais?” Jonas 4.10-11

Avivamento, é o transbordar da misericórdia divina sobre nossas vidas, pois, o avivamento sempre acontece, quando o povo está na sua pior condição espiritual: “Converte-nos a ti, Senhor, e seremos convertidos; renova os nossos dias como dantes.” Lm. 5.21

CONCLUSÃO:

ALGUÉM DISSE: "Avivamentos são épocas em que os cristãos se despertam para uma vida Cristã mais profunda e espiritual, para uma oração mais fervorosa, para um desejo mais ardente de promover a Causa de Cristo e a Salvação dos pecadores".

Conseqüentemente, são épocas em que os incrédulos também são acordados, para as suas responsabilidades espirituais e os deveres da religião pessoal.

SÃO TEMPOS ABENÇOADOS. Quando o Espírito do Senhor de novo se move sobre a face das águas" (Gn 1:2) e a candura e beleza da nova criação tornam-se visíveis.

“Jesus é fonte de avivamento” Ele disse:(João 14.6) Eu sou a vida. Eu vim pra que vocês tenham vida e vida abundante (João 10.10). O apóstolo João ainda afirma: "Aquele que tem o Filho de Deus tem a vida eterna".

Pastor Mauricio Baniski
Ministração dia 02 de janeiro de 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário