terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Quais as bases de um relacionamento verdadeiro?

Hoje eu encontrei algo que havia anotado, não sei onde nem quem falava sobre isso, mas fiquei surpreso com a importância do assunto. Falava de algumas bases para um relacionamento verdadeiro. Veja ai as minhas anotações e reflita sobre elas em sua maneira de relacionar-se com as pessoas da sua vida:

Vontade de estar junto - Há a vontade de estar junto, o prazer de se encontrar, a saudade e a vontade de reencontrar. O que vê, o que fala, o que sente, tudo é importante. Uma base fundamental para um relacionamento é a vontade de ter essa pessoa ao seu lado. E esse prazer é como uma plantinha que precisa ser regada todos os dias. Você deve alimentar seu relacionamento investindo em momentos que gerem sempre a vontade de estar juntos. O prazer num relacionamento é responsabilidade das duas partes.

Respeito - Respeitando e sendo respeitado. Seja qual for o relacionamento que tem com uma pessoa ou com algumas pessoas, respeite sempre. Respeitar inclui idéias diferentes, tempo diferente, capacidades, habilidades e visão diferentes, etc...
Existe relacionamento enquanto existe o respeito.

Compartilhar experiências - Ninguém só contribui, ninguém só recebe. Todos dão e recebem. Todos podem trazer suas experiências e compartilhar e é assim o relacionamento sadio, um compartilhando com o outro suas vitórias e perdas, sonhos, caminhada, frustrações e conquistas.

Perdão - Não será uma nem duas as vezes que haverá a necessidade de perdoar. Os discípulos queriam saber de Jesus qual o limite para o perdão. Ficam impressionados com a resposta: "setenta vezes sete" - esse era uma maneira de Jesus dizer que o perdão deve acontecer sempre. A missão de Jesus se resume em perdão. O perdão libera quem te fez mal, mas o maior benefício é sempre pra quem perdoa. Uma das ultimas palavras de Jesus na cruz é o perdão... Ele nos ensinou na oração do Pai Nosso. Perdoar e ser perdoado é necessário num relacionamento porque todos erramos.

Confiança - Como pode haver relacionamento se não há confiança. Como pode haver vida junto, trabalho junto, caminhada junta se um desconfia do outro. A desconfiança faz o relacionamento que era pra ser um berço de paz tornar-se em um lugar conflituoso, ansioso, doente. Onde um adoece o outro e os dois vão morrendo. Se decidir se relacionar, seja de que maneira for, saiba que só existe felicidade quando o relacionamento está fundamentado na confiança.

Reciprocidade - Não existe um relacionamento sadio e que valha a pena quando o respeito, a confiança, o compartilhar e a vontade de estar junto acontece apenas de um lado. Ninguém pode amar pelos dois. ninguém é feliz assim...

Assim é na familia;
Assim é no casamento;
Assim é com os amigos;
Assim é no trabalho;
Assim é na Igreja;
assim é na vida.

Com carinho

Mauricio Baniski
(O título e as palavras - pontos - vontade de estar junto, respeito, reciprocidade, compartilhar experiências e confiança estavam na anotação, o restante eu acrescentei)

Nenhum comentário:

Postar um comentário