sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

O PAPEL DO EDUCADOR CRISTÃO NO DESENVOLVIMNETO SUSTENTÁVEL

Estou honrado por ter a oportunidade de falar nesta Celebração Ecumênica a todos os que foram escolhidos e escolhidas para o que creio ser o exercício de um dos mais nobres, humanos e divinos papeis de toda a criação – O de EDUCAR.

Assim como em toda a obra reside muito do seu próprio autor. Em toda a criação podemos conhecer a Deus que, cremos, é o grande arquiteto e executor de tudo o que foi criado. O que vemos e o que não vemos.

Mas, de toda a criação, a humanidade recebeu o que creio ser a mais importante de todas as características divinas. A capacidade intelectual, ou seja, de inteligência, de entendimento, de intelecção, de raciocínio, de reflexão.

Para a humanidade foi concedida a capacidade de refletir e de escolher, de aprender e de ensinar, de conhecer e de mudar. A Capacidade de ser aluno e de ser professor, de ser professor e de ser aluno, dentro de um círculo hermenêutico.

O termo “Hermenêutico” provém de um verbo grego que significa "declarar", "anunciar", "interpretar", "esclarecer" e, por último, "traduzir". Significa que alguma coisa é "tornada compreensível" ou "levada à compreensão" e, creio, mais do que isso, pode ser mudada. Pois o ciclo hermenêutico é a capacidade que temos em perceber (ver, ouvir e sentir) , refletir (julgar) e reagir (ou agir) no meio onde estamos inseridos.

Partindo deste pressuposto, quero convidá-los a uma rápida aventura dentro deste ciclo hermenêutico, refletindo sobre o papel do educador cristão no desenvolvimento sustentável.

COMO PERCEPÇÃO:

"Não podemos negar que o avanço da ciência e da tecnologia deve ser considerado, indubitavelmente, entre os mais extraordinários empreendimentos da humanidade atualmente. O mundo material que observamos ao nosso redor é uma manifestação visível disto.

Nessa realidade há duas matrizes de pressão sobre o meio ambiente:

• Os altos padrões de consumo junto com as aspirações da humanidade em continuar neste modelo de desenvolvimento,

• As altas taxas de crescimento populacional
Nossos problemas com o planeta não resultam do avanço da ciência e da tecnologia. Creio que eles advêm do modo pelo qual os avanços da ciência e da tecnologia foram utilizados. E não há retorno.

Nossa esperança por um futuro melhor reside em desenvolvimento adicional da ciência e da tecnologia, em delinearmos novos caminhos de desenvolvimento, os quais podem, e devem, ser seguros e sustentáveis do ponto de vista ambiental.

Tais caminhos clamariam pela redução do uso de recursos, particularmente de energia, para produzir os mesmos resultados. Eles ainda deveriam conduzir à eliminação da pobreza, e isto, junto com a educação e outros aspectos do desenvolvimento de recursos humanos, resultariam na redução da taxa de crescimento populacional. E somente então que poderemos manter sob controle as duas forças matrizes que levam ao desequilíbrio ambiental.

Reunimo-nos em um momento que deve ser considerado como uma importante virada na história humana para redefinir a direção dos futuros desenvolvimentos humanos, de tal forma a permitir um progresso sustentável, sobre uma base eqüitativa para toda a humanidade.

M. G. K. Menon é presidente do Conselho Internacional das Comunidades Científicas, disse em uma conferência:

“Temos tido consciência, durante as últimas décadas, da constante deteriorização que vem ocorrendo no meio ambiente. Inicialmente, esta consciência estava relacionada a uma deteriorização a nível local, e até certo ponto regional — uma deteriorização que era mais evidente na forma da poluição do ar, da água e do solo assim como no desflorestamento.

Nos últimos tempos, tem havido uma maior conscientização de atividades humanas que produzem mudanças mais insidiosas, mais globais e permanentes, e que teriam conseqüências extremamente sérias para a existência humana na terra. Esta deteriorização é em grande parte intangível, manifestando-se apenas por meio de cuidadosos trabalhos científicos. Isto inclui: a perda irreversível da biodiversidade, redução do ozônio, aumento das concentrações gasosas relativas ao efeito estufa, levando a possíveis mudanças climáticas e ao aumento do nível do mar, perda da parte superior do solo e desertificação, poluição das zonas litorâneas e marítimas e etc."

UMA REFLEXÃO:

• Convido a todos e todas, a uma reflexão sobre a realidade que nos cerca nestes últimos dias, de catástrofes e descontrole natural, de mortes que poderiam ser evitadas, destruições dos lugares onde vivemos que poderiam não ter acontecido. Há uma reflexão da qualidade de humanidade que estamos vivendo.

• Creio ser esse o nosso maior desafio neste tempo.

• Aqui está a necessidade de educadores

• A educação é função específica daqueles a quem Deus capacitou com um dom especial para serem mestres, de vocês todos os formandos que estão aqui, mas é também privilégio e responsabilidade de todos nós seres humanos. De uma, ou de outra maneira, somos todos alunos e professores.

• Como cristãos, convido a todos e a todas, a olharmos para a Palavra de Deus e a proposta divina da “manifestação dos filhos de Deus”.

o Em Romanos 8.19 a Palavra de Deus diz que a resposta aos anseios de toda a criação será: “ revelada em nós.”

o (no verso 20) diz que há uma ardente expectativa de toda a criação que geme na espera que nos revelemos

o Nós não seremos filhos de Deus, nós já o somos.

o A resposta da vida de Deus não é uma mensagens que acontece apenas na vida eterna aguardada. A vida eterna começa aqui e agora.

o A cura e restauração de toda a criação, começa já e, acontece por meio da revelação dos filhos de Deus.

o O Jesus que pregamos e que vivemos e que nos reconciliou com Deus veio para trazer a vida e a vida em abundância.

o Ele chamou a nossa atenção para as aves do céu, para os lírios e disse que Deus cuida de toda a sua criação.

o Ensinou usando a figura a semente, da semeadura, do cultivo e do cuidado com a terra.

Disse que aquilo que homem semear isso ele colherá

UMA REAÇÃO:

Nossa reação passa por:

Uma conscientização de que a humanidade não está aqui apenas para usufluir da criação. Toda a criação é parte do que somos e o que somos é parte da criação. Não existe humanidade sem este ambiente.

Um sentimento de compaixão por toda a criação. Olhar para a criação divina e sentir a sua dor

Uma doação. Uma entrega de todas as nossas paixões e vaidades que nos levem para além da simplicidade.

A Consciência de que somos todos responsáveis...

"Um rato, olhando pelo buraco na parede, vê o fazendeiro e sua esposa
abrindo um pacote. Pensou logo no tipo de comida que poderia haver ali. Ao descobrir que era uma ratoeira, ficou aterrorizado. Correu ao pátio da fazenda advertindo a todos: "- Há uma ratoeira na casa, uma ratoeira na casa!!! " A galinha, disse: "- Desculpe-me Sr. Rato, eu entendo que isso seja um grande problema para o senhor, mas não me prejudica em nada, não me incomoda." O rato foi até o porco e lhe disse: "- Há uma ratoeira na casa, uma ratoeira!!!" "- Desculpe-me Sr. Rato, disse o porco, mas não há nada que eu possa fazer, a não ser rezar. Fique tranqüilo que o senhor será lembrado nas minhas preces." O rato dirigiu-se então à vaca. Ela lhe disse:
"- O que Sr. Rato? Uma ratoeira? Por acaso estou em perigo? Acho que não! "
Então o rato voltou para a casa, cabisbaixo e abatido, para encarar a ratoeira do fazendeiro. Naquela noite ouviu-se um barulho, como o de uma ratoeira pegando sua
vítima. A mulher do fazendeiro correu para ver o que havia pego. No escuro, ela não viu que a ratoeira havia pego a cauda de uma cobra venenosa. E a cobra picou a mulher... O fazendeiro a levou imediatamente ao hospital. Ela voltou com febre.
Todo mundo sabe que para alimentar alguém com febre, nada melhor que uma canja de galinha. O fazendeiro pegou seu cutelo e foi providenciar o ingrediente principal.
Como a doença da mulher continuava, os amigos e vizinhos vieram visitá-la. Para alimentá-los o fazendeiro matou o porco. A mulher não melhorou e acabou morrendo. Muita gente veio para o funeral. O fazendeiro então sacrificou a vaca, para alimentar todo aquele povo.

Na próxima vez que você ouvir dizer que alguém está diante de um problema e acreditar que o problema não lhe diz respeito, lembre-se que, quando há uma ratoeira na casa, toda a fazenda corre risco. O problema de um é problema de todos."

Gostaria de concluir com uma afirmação feita por Albert Einstein, um dos maiores cientistas do nosso tempo: "Preocupação com o homem e seu destino deve sempre ser o interesse principal de todo esforço técnico. Nunca se esqueçam disso entre seus diagramas e equações".

Pastor Mauricio Baniski

(Texto utilizado na cerimônia ecumênica de conclusão do curso de pedagogia da UEL, dia 18.02.2011)

Nenhum comentário:

Postar um comentário