quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Só algo que me passou à mente...

Outro dia, estava no centro da cidade, próximo a um banco, destes que mexem com dinheiro, e me chamou a atenção quando um carro-forte chegou e parou depois de invadir parte da calçada, as vezes param no meio da rua, e saiu uns humanos armados, olhando desconfiados para todo mundo.

Ali eles se posicionaram, prontos a defender algo, um entrou rápido e os outros ficaram fora, preparados para agir a qualquer momento. Depois de um tempo, o humano que estava lá dentro saiu com algumas bolsas de cor verde bem escura. Aqueles humanos, vestidos de soldados, com muita agilidade entraram no carro-forte e, para alivio de todos os demais humanos que caminhavam por aquele local, o carro lentamente começou a sair.

Ainda quando saia daquele local percebi que fora do carro estava escrito: "Transporte de valores". Fiquei pensando sobre os valores dos humanos. O que são os nossos valores? O que eles estavam carregando ali?

O que vi, foi um grupo de humanos, protegendo algumas coisas e dispostos até mesmo a matar um outro humano que tentasse pegá-las. Pra mim, está tudo errado, o maior valor naquele carro-forte, é aquelas pessoas que estavam ali, sendo escudos na tentativa de proteger aquelas coisas que chamamos e tratamos como "valores". Pior é que existem outros humanos que, as vezes, vem querer roubar estes "valores", arriscando a própria vida, a vida dos que estão trabalhando e a vida de todos que estão por perto. Tudo pra ter o que na verdade os tem. Algumas atitudes que manifestamos na tentativa de ter coisas, na verdade só provam o quanto somos escravos delas.

Na minha simples maneira de pensar: "Uma pena que sejamos assim". Uma frase que sempre me vem a mente é aquela que diz assim: "Quando Deus criou o ser humano o criou para que amasse as pessoas e usasse as coisas; o ser humano insiste em amar as coisas e usar as pessoas". Valor não é o que se tem, mas o que se é.

Não sou contra termos as coisas, nem cuidarmos daquilo que temos. O que não entendo é a maneira que posicionamos nossa vida em relação a elas. O jovem rico que queria seguir Jesus saiu triste porque queria seguir o Senhor mas como condição ouviu algo que não queria ouvir. Jesus só estava mostrando pra ele que no reino de Deus o ser humano é mais importante que as coisas.

Um abraço

Pastor Mauricio Baniski

Nenhum comentário:

Postar um comentário