domingo, 6 de fevereiro de 2011

RECONSTRUINDO A VIDA - PRIMEIRA PARTE

INTRODUÇÃO:

A PRIMEIRA GRANDE PERGUNTA É: Qual diferença que eu vou fazer no mundo aonde vivo?

Não são muitas as pessoas que leram o próprio obituário. Alfred Nobel leu. Estava doente há algum tempo, e alguém anunciou falsamente que ele tinha morrido. Imagine a surpresa ao abrir o jornal de manhã e ver sua morte noticiada! Mas ele ficou incomodado mesmo foi com a descrição feita sobre ele: morreu o homem que inventou a dinamite. E a nota descrevia toda a destruição que a invenção havia causado. Nobel deplorou a idéia de ser lembrado como o criador de algo que servia para destruir tantas vidas. Depois de ler seu obituário, Nobel decidiu mudar sua vida. Passou a se dedicar a um novo ideal: a busca da paz. Hoje lembramos de Alfred Nobel não como o inventor da dinamite, mas como o fundador do Prêmio Nobel da Paz.

A história de Nobel ilustra uma verdade importante: nunca é tarde demais para mudar o rumo de sua vida. Se não mudamos, não crescemos. Se não crescemos, não estamos realmente vivendo. O crescimento exige uma perda temporária de segurança e nos faz sair da “zona de conforto”.

Isto pode significar o abandono de um emprego seguro, mas não gratificante, a mudança de um hábito, o estabelecimento de novos valores, etc.

Não é fácil mudar, ou mesmo decidir mudar. “Dar um novo passo e divulgar algo totalmente novo são as coisas que as pessoas mais temem” (Dostoievsky).

Talvez não exista coisa pior do que viver uma vida estagnada, destituída de mudança e de progresso. A maioria das pessoas lutam contra as mudanças, especialmente se elas nos afetam pessoalmente. Como o romancista Leon Tolstoy afirmou: “Todos pensam em mudar o mundo, mas ninguém pensa em mudar a si mesmo”.


A ironia é que a mudança é inevitável. Todos têm de lidar com ela. Por outro lado, o crescimento é opcional. Você pode optar por crescer ou lutar contra ele, mas saiba de uma coisa: pessoas que não querem crescer nunca alcançarão seu potencial.

PARA RECONSTRUIR...

TENHA CORAGEM DE RECONHECER A NECESSIDADE DE MUDAR

Neemias tinha uma vida boa na Babilônia, onde havia nascido durante o cativeiro. Mas ele era judeu e nem sequer conhecia Jerusalém. Quando, porém, ouviu falar do povo de Deus – deprimido, desalentado e derrotado, levou a sério essas notícias.

Para Deus, era importante o fato de os muros de Jerusalém estarem caídos. Deus usa pessoas que se importam com o que ele se importa. Neemias se importou e isso fez dele uma bênção.

Bob Pierce, o fundador da Visão Mundial, dizia: “Quero que meu coração se quebrante diante das mesmas coisas que quebrantam o coração de Deus”. O primeiro passo, então, para realizar o sonho da mudança é sermos sensíveis diante das necessidades que estão ao nosso redor.


TENHA UM CORAÇÃO DISPOSTO E APRENDIZ

Para Neemias teria sido muito mais fácil permanecer onde estava, a 1.600 km de distância, levando a vida fácil do palácio. Ele, porém, disse: “Eu vou! Não sou construtor, mas vou reconstruir os muros!”. Não tinha as habilidades necessárias para esse trabalho, mas tinha um coração disponível.

Deus não busca tanto a capacidade quanto busca a credibilidade, a confiabilidade e a disponibilidade. Talvez você diga: “Não tenho esses dons, o talento e o intelecto necessários”. Mas não é essa a pergunta que Deus está fazendo a você. Deus quer saber:

Minha oração é essa: “Deus meu, quero estar disposto a deixar que tu me uses no lugar, no momento e da forma que tu quiseres”.

APRENDA A DEPENDER DE DEUS

Neemias era um homem de oração. Por todo o livro de Neemias, começando pelo cap. 1, aparecem várias de suas orações. Ele tinha intimidade com Deus. Confiava em Deus e dependia dele inteiramente.

Quando Neemias soube da crítica situação de Jerusalém, a primeira coisa que fez foi orar. Ele chorou, ficou de luto, jejuou e orou. E orou por alguns dias. Quem deseja agradar a Deus não faz nada antes de orar.

Você já pensou o que faz com que algumas pessoas sejam vencedoras e outras perdedoras? A diferença está nisto: o vencedor prioriza a oração. O perdedor faz da oração o seu último recurso (quando faz!).

O problema é que nos achamos auto-suficientes. “Para que orar?” “Eu posso resolver sozinho”. Jesus nos ensinou:

“Sem mim vocês não podem fazer coisa alguma”. João 15.5

Somente por meio de uma comunhão sólida e constante com Cristo é que poderemos chegar a dar fruto em nossa vida. Lembre-se: Não há nada que Deus não esteja disposto a fazer pela pessoa que depende dele.

A oração pode fazer tudo o que Deus pode fazer. Quando se coloca Deus em um projeto, o impossível torna-se possível. Neemias orou durante quatro meses sobre o problema de Jerusalém. Na sua oração:

•Reconheceu o poder e a grandeza de Deus;
•Confessou o pecado que havia em sua vida;
•Invocou as promessas de Deus.

A oração consiste em tomar posse da Palavra de Deus. Como Neemias eu posso dizer: “Deus meu, estou fundamentando minha oração no que tu és. Admito o que eu sou. E depois, faço-o lembrar do que tu já disseste”.

Você quer realizar o sonho da mudança? “Espere grandes coisas de Deus; faça grandes coisas para Deus” – William Carey – pai das missões modernas.

Quando a oração se tornar a sua primeira reação diante dos problemas, como o era para Neemias, você saberá que está vivendo na dependência de Deus.

FAÇA PLANOS E FIXE UMA META

Sem planos, não há maneira de saber como chegar onde é necessário chegar. Planejar é aconselhável, sensato e piedoso.

Tenham cuidado com a maneira como vocês vivem; que não seja como insensatos, mas como sábios, aproveitando ao máximo cada oportunidade, porque os dias são maus. Ef 5.15-17

Durante quatro meses Neemias orou e fez planos. Quando o rei lhe perguntou: “O que você quer?”, ele respondeu, porque tinha planos para aquele momento. Às vezes a gente precisa de um breve retiro longe das pressões e da agitação da vida diária.

Separe um tempo para pensar e planejar. Você separa um tempo para pensar sobre sua vida? As Escrituras nos dizem que a pessoa sábia faz isso(Pv 14.8). Faça agora mesmo estas três perguntas:

•Onde estou agora?
•Onde quero estar?
•Como posso chegar lá?

Isso é o que Neemias fez. Enquanto orava, estava fazendo planos. Quando oramos e planejamos, abrimos a mente e o coração para Deus. É quando ouvimos sua voz. É quando ele dá a você uma visão. Não planejar é o mesmo que planejar o fracasso!

Quando a oportunidade bater à sua porta, você precisa estar pronto para abrir essa porta. A vida está repleta de oportunidades, mas nem sempre estamos preparados para reconhecê-las. Se passar por cima de uma oportunidade que Deus colocou no seu caminho, você poderá estar perdendo o propósito divino para sua vida.

No começo do cap. 2, Neemias teve a oportunidade de apresentar sua idéia ao rei. Ele podia apresentar porque havia planejado e estava pronto. Ele soube exatamente o que devia pedir.

Neemias pediu coisas concretas ao rei:

"Se for do agrado do rei e se o seu servo puder contar com a sua benevolência, que ele me deixe ir à cidade onde meus pais estão enterrados, em Judá, para que eu possa reconstruí-la." Neemias 2.5

Ele tinha uma meta bem definida: a reconstrução dos muros de Jerusalém. Sem um alvo, não estamos apontando para nada e é isso o que vamos atingir: o nada. Ao fixar suas metas, faça a você mesmo três perguntas:

•O que eu quero ser?
•O que eu quero fazer?
•O que eu quero ter?

Não tenha medo de fazer planos grandes. Deus se encanta com planos grandiosos. O fato de fazer grandes planos honra a Deus. Não se trata do que eu posso fazer, mas do que ele pode fazer. Neemias era um copeiro. Nunca tinha edificado nada, nenhum muro sequer. Não teve medo de fazer uma meta grande, pois servia a um Deus grande.

A maioria de nós fixa metas muito baixas. Deus nos pede para sonhar grande, começar pequeno e andar rápido. Quais são seus planos? São somente sonhos que você constrói e pede a Deus que abençoe ou são planos que procedem do Senhor? Se os seus planos procedem de Deus, serão suficientemente grandes, para que ele caiba neles.

Em nosso terreno vamos começar com a tenda, mas já estamos preparando um projeto que inclui vários prédios, amplo estacionamento, torre de oração, quadra esportiva, etc. Trabalhamos com orçamentos, projetos, cálculos, tudo bem detalhado, e com excelência.

Sabemos que há um preço a pagar, que problemas virão, que teremos que enfrentar gigantes, como Neemias enfrentou, mas esse é um tema que virá na sequência desta série de mensagens. A história de Neemias não acaba aqui. É empolgante. Ele se preparou e foi para o lugar dos sonhos. Nós estamos fazendo o mesmo.

CONCLUSÃO

Martin Luther King, pastor batista, e prêmio Nobel da paz, morreu pela causa dos direitos humanos. Seu mais famoso discurso tinha o título: “Eu tenho um sonho!”.

Nelson Mandela, na África do Sul, também lutou contra a segregação racial, e ficou quase trinta anos na prisão. Também ganhou o Prêmio Nobel da Paz.

Você pode não ganhar o Prêmio Nobel da Paz, mas pode deixar um legado. O que será dito no seu in memoriam? O que estará escrito em seu obituário? Alfred Nobel leu o seu próprio e mudou. Com a ajuda de Deus, comece a sonhar e prepare-se para a mudança.

Em nome de Jesus, saia da estagnação, e vamos juntos para o lugar dos nossos sonhos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário