terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Pare de Protelar o fim


Na vida, existem coisas que precisam chegar ao fim, mas a gente nunca conclui, vamos acumulando um monte de situações que precisam ser terminadas. Algumas coisas em nossa vida necessitam de um final para que hajam os novos começos, mas por estarmos inseguros e incertos vão ficando...

Alguém disse que: "os novos começos acontecem depois dos velhos finais", creio que é uma verdade e que muitas vezes amarramos a nossa vida a passados que ficaram incompletos por nossas preocupações, inseguranças, covardias, desatenção e conformismo. Tem fim que dói, mas precisa acontecer. Uma das grandes dificuldades que temos é saber quando chegou a hora de parar, ou convencer-nos,ainda que saibamos, que chegou a hora de terminar uma jornada.

Ontem, o jogador Ronaldo encerrou a sua carreira, sua palavra mais forte foi: "acabou". Talvez uma das palavras mais difíceis de serem ditas, principalmente para alguém que superou tantas vezes os obstáculos que apareceram em seu caminho. Alguém que pensou, e sempre provou, que a vontade nos faz driblar as crises e superar as perdas. Ronaldo teve que admitir que uma fase de sua vida chegou ao fim. Tentou de todas as maneiras, fez tudo o que pode, submeteu-se a doloridos tratamentos e a chacota de toda uma torcida que o admirava, mas que não reconhece mais o seu herói quando o vê envelhecer. Não reconhece porque também não sabe como encarar a realidade de que, para todos, inclusive aqueles que foram "fenômenos", existe um final. "Acabou" não é o fim de tudo, apenas daquilo que foi vencido pelo tempo, esta palavra tão dura pode ser também um grande começo. Novos começos virão e serão tão ou mais satisfatórios que tudo o que ele viveu até aqui, mas isso se, em sua cabeça, entender que esta fase de sua vida de fato acabou.

Assim como o Ronaldo, todos nós, de alguma maneira, experimentamos a crise de tentar manter vivo o já foi vencido pelo tempo. Ouvia sempre dizer que "time que está ganhando não se mexe", mas creio que muitos times acabaram derrotados porque pensaram assim e não anteciparam que as coisas sempre chegam ao final e, que precisam ser concluídas.

Pastor Mauricio Baniski

Nenhum comentário:

Postar um comentário