segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

RECONSTRUINDO A VIDA II

“Então, lhes disse: Estais vendo a miséria em que estamos, Jerusalém assolada, e as suas portas, queimadas; vinde, pois, reedifiquemos os muros de Jerusalém e deixemos de ser vergonha.” Neemias 2.17

Final do exílio no Império Babilônico e a conquista daquele império pelo Pérsia. Os judeus são liberados para voltarem a sua terra. Porém, muito judeus permaneceram no lugar da antiga Babilônia. Neemias era uma das pessoas que não voltou, morava na cidade de Susã, no ano 445 a.C., trabalhando como copeiro do rei Artaxerxes Longímano.

Neemias pergunta sobre seu povo e recebe noticias. A cidade estava assolada, com seus muros derrubados e as portas queimadas.

A situação de Neemias - no palácio era excelente. Ele poderia ter ficado indiferente ao sofrimento do seu povo na Palestina. Entretanto, pranteou.

Com a resposta que recebeu Neemias começou a repensar a sua vida. “todos os dias na vida surge uma nova pergunta. Isso é o que nos mantém em movimento.” Empreendedor Holandês

Através do exemplo de Neemias quero refletir com vocês sobre: O que PODE fazer a tua vida dar certo?

A resposta sempre vem quando temos a coragem de fazer perguntas. Pra responder a grande questão acima, vamos fazer outros questionamentos:


QUAL A TUA RAZÃO DE EXISTIR?

VOCAÇÃO

“Não declarei a ninguém o que Deus me pusera no coração para fazer” Neemias 2.12b

•Neemias encontrou a maneira pela qual deveria servir a Deus

•As vezes a gente pensa que só quem ta aparentemente ruim precisa ser reconstruído. Neemias estava bem, mas também precisava.

“Qualquer um pode dirigir o barco, mas somente Deus pode indicar o verdadeiro rumo.”

•Na Bíblia encontramos algumas pessoas que decidiram obedecer a sua vocação:

o Noé – Estava tudo bem, mas Deus o chamou para construir uma arca. Antes de haverem nuvens no céu Noé começou a obra: “Faze para ti uma arca da madeira... Porque eis que eu trago um dilúvio de águas sobre a terra... Mas contigo estabelecerei a minha aliança; e entrarás na arca, tu e os teus filhos, tua mulher e as mulheres de teus filhos contigo. Assim fez Noé; conforme a tudo o que Deus lhe mandou, assim o fez.” Gênesis 6.14-22

o Abraão – Estava bem com a sua família. Era de uma família próspera, Deus precisava dele para uma obra maior. Ouviu o desafio que Deus lhe deu e fez a diferença. “Pela fé Abraão, sendo chamado, obedeceu, indo para um lugar que havia de receber por herança; e saiu, sem saber para onde ia.” Hebreus 11.8

o Davi – Havia sido ungido por Deus e sentiu-se impulsionado pela sua vocação a ajudar o seu povo. “Assim Davi prevaleceu contra o filisteu, com uma funda e com uma pedra, e feriu o filisteu, e o matou; sem que Davi tivesse uma espada na mão.” I Samuel 17.50

o Apóstolo Paulo – Foi chamado por Deus para levar o evangelho aos gentios. Não se importou com o preço que teria que pagar porque queria cumprir a sua vocação. “Não que já a tenha alcançado, ou que seja perfeito; mas prossigo para alcançar aquilo para o que fui também preso por Cristo Jesus. Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.” Filipenses 3.12-14

• No corpo de Cristo todo membro tem função. Descubra a sua. “Do qual todo o corpo, bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, faz o aumento do corpo, para sua edificação em amor.” Efésios 4:16

• Em Israel era tempo de pós-exílio. Jerusalém estava em ruínas. Neemias (Javé Consola) foi despertado por Deus no exílio a voltar a Jerusalém para realizar uma reforma estrutural e espiritual em sua terra. Aquela era a sua vocação.

• Pergunto a você: QUAL A SUA RAZÃO DE EXISTIR?

•Gandhi; Martin Luter King; Nelson Mandela e muitos outros encontraram a deles, qual é a sua?


QUAL É A EXTENSÃO DA TUA VIDA?

COMPAIXÃO

“... perguntei-lhes pelos judeus que escaparam, e que restaram do cativeiro, e acerca de Jerusalém.E disseram-me: Os restantes, que ficaram do cativeiro, lá na província estão em grande miséria e desprezo; e o muro de Jerusalém fendido e as suas portas queimadas a fogo.E sucedeu que, ouvindo eu estas palavras, assentei-me e chorei, e lamentei por alguns dias...” Neemias 1.2-3

Conversa com o rei. 2.2-4

• O projeto de Neemias não era apenas pessoal. Levava em conta abençoar mais pessoas.
• Compaixão é: “Padecer com”
• Neemias tinha um sentimento de compaixão - Não podemos olhar apenas para nossa condição pessoal, quando muitos estão sofrendo, Seu projeto ia além de si mesmo...
• Para onde apontam seus projetos? Jesus nos deu exemplo de compaixão, sentindo a nossa dor, nos curando com o seu amor.

Aqui, Devemos observar alguns pontos:

a) Não podemos ser insensíveis e indiferentes. Entretanto, as emoções não representam um fim em si mesmas, senão apenas o início de um longo processo. Neemias, não apenas chorou, mas também orou e jejuou (Ne.1.4-5). Tomou a decisão de fazer a diferença.

b) Ele sabia que, antes de qualquer outra coisa, a realidade natural era resultado de fatores espirituais.

c) Sempre a oração não deve ser um ponto final, mas apenas uma das providências a serem tomadas. Depois da oração, Neemias partiu para a ação, solicitando permissão ao rei para se retirar por algum tempo a fim de conferir a condição de Jerusalém e reconstruir a cidade.


QUAL É A TUA DETERMINAÇÃO?

ENTUSIASMO - Significa:Ter Deus dentro de Você

“... O Deus dos céus fará que sejamos bem sucedidos. Nós, os seus servos, começaremos a reconstrução...” Neemias 2.20

• Ele queria viver de fato e não apenas existir

• Ele tinha visão do que poderia ser feito diante da crise e estabeleceu um projeto ambicioso.

• O exemplo de Neemias nos adverte:

a) Não podemos agir sem orar, principalmente em momentos de importantes decisões. Quem age por conta própria assume sozinho a responsabilidade pelos resultados, dispensando o auxílio divino.

b) O teor da oração de Neemias nos ensina sobre o valor do arrependimento e da confissão (Ne.1.6), embora, naquele caso, os principais pecados tenham sido dos pais, cujas consequências afetaram a vida dos filhos. É o que se nota pelo fato de ter Neemias, ao que tudo indica, nascido na terra do cativeiro.

c) O pecado precisa ser removido, confessado e perdoado, para que a restauração aconteça.

• Neemias era uma pessoa entusiasmada:
o Enquanto outros viram Jerusalém e se desanimaram, Neemias via uma oportunidade de servir a Deus trabalhando em prol de seu povo.
o Qualquer mudança necessita de pessoas destemidas e ousadas.
o Neemias conseguia ver tanto o problema como a solução.o

QUAL A TUA DISPOSIÇÃO EM "ARREGAÇAR AS MANGAS?

TRABALHO

“então disseram: Levantemo-nos, e edifiquemos. E esforçaram as suas mãos para o bem.” Neemias 2.18

• Não desanimou diante de tanto trabalho.

Não devemos desvalorizar os pequenos começos.

Construir uma muralha de pedras ao redor da cidade seria um trabalho árduo

• Um grande líder necessita de coragem e ousadia, de fé e muito trabalho.
• A reforma necessita da bênção divina e do trabalho do homem

"Então lhes respondi, e disse: O Deus dos céus é o que nos fará prosperar: e nós, seus servos, nos levantaremos e edificaremos." Neemias 2.20

• A bênção divina é a base para qualquer reforma empreendida por nós. Porém, a soberania de Deus não elimina a responsabilidade humana.

• Sabemos que Deus tem seus propósitos e vela por cumpri-los; Isso não pode servir de desculpa para cruzarmos os braços e esperarmos que Deus faça o que está em nossas mãos.

• Neemias e os que com ele estavam precisavam trabalhar muito:

a) Nós também devemos estar dispostos para o esforço e o trabalho árduo. Neemias orava sempre (Ne.1.4; 2.4; 4.4,9; 5.19; 6.9) e nós devemos orar também, mas a oração não substitui o trabalho.

b) Deus fará o que não está ao nosso alcance. Quanto ao mais, ele abençoará a obra das nossas mãos. Aquele servo de Deus poderia ter orado dizendo: "Senhor, envia os anjos construtores para que levantem esta muralha", mas sabia da sua responsabilidade.

• No corpo todo membro tem função. Você tem a sua. O trabalho precisa ser feito. Faça.



DO QUE PRECISO ME PROTEGER?

PROTEÇÃO

Josué 3.5

•Trabalhou firme para erguer um muro de proteção e fechar todas as brechas

•Arca de Noé – Deus pediu pra que Noé colocasse o betume, para vedar a entrada de água que afundaria a embarcação. Noé precisa cerca-se da entrada daquilo que poderia levá-lo a destruição. Na nossa vida, também precisamos construir a proteção

•Já fazia muitos anos que os cativos tinham começado a voltar à sua terra. O templo já havia sido reconstruído. Entretanto, pela ausência dos muros, a vulnerabilidade era total. Os inimigos entravam e saíam de Jerusalém quando bem entendiam:

a) Em nossas vidas, também precisamos construir muros. É necessário que percebamos por onde o inimigo tem entrado para que ali coloquemos um bloqueio, uma barreira. Quais suas áreas de vulnerabilidade?

b) O cristão não pode ser aberto a toda e qualquer influência. Não podemos aceitar tudo o que nos é proposto, recebendo qualquer doutrina ou costume, acreditando em tudo e em todos.

c) Precisamos construir muros, que são nossas atitudes de rejeição e resistência às investidas do maligno.

d) Os moradores de Jerusalém poderiam dizer: "Não precisamos de muros, pois Deus nos guardará". Eles não disseram isso. Sabiam que a responsabilidade humana não pode ser transferida para Deus.


QUAIS SERÃO OS LIMITES A SEREM RESPEITADOS?

LIMITES

• Sabia que era necessário ao povo de Deus restabelecer os limites. O apóstolo Paulo nos escreve: "Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam." 1 Coríntios 10:23; "Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma." 1 Coríntios 6:12

"Como a cidade derribada, que não tem muros, assim é o homem que não pode conter o seu espírito." (Pv.25.28).

• Muros representam limites. Além de barreira contra o inimigo, são medidas de domínio próprio.

• Não podemos ser indefesos e vulneráveis. Os muros protegem o que há de valor dentro da cidade. Mas, não adianta nada proteger-se do inimigo sendo negligentes com os nossos limites.


CONCLUINDO...

Alguns princípios podem ser tirados aqui para nossas vidas:

Descubra a sua razão de existir;

Descubra as sua razão de existir;

Estabeleça a sua extensão;

Determine a sua vontade de vencer;

Coloque a mão na obra porque Deus abençoará;

Proteja a sua vida, construa muros

Estabeleça os limites, construa muros

Ministração: Pastor Mauricio Baniski (13.02.11)

Nenhum comentário:

Postar um comentário