quarta-feira, 8 de junho de 2011

Discipulo ou Admirador


A ordem de Jesus para os seus seguidores era de que fossem e fizessem discípulos por todos os lugares onde passassem, firmando-os na fé e ensinando a cada um a verdade do reino de Deus.

Quando olhamos para o ministério de Jesus encontramos uma multidão que, vez ou outra, o seguia, admirada com os seus feitos, com os seus milagres. As pessoas não apenas vinham para ver, mas, surgiam de todos os lados, imaginando que também seriam abençoadas. Era muita gente que vinha ver Jesus fazendo os milagres. Porém, quando a coisa apertava, quando Jesus pedia compromisso com o reino, quando vinham as lutas e quando não aconteciam os sinais e as pregações não eram do agrado, as pessoas se afastavam, criticavam, procuravam outros atrativos e, somente aqueles que verdadeira eram discípulos, continuavam a seguí-lo.

Existe uma diferença grande entre ser discípulo e ser admirador. O admirador segue enquanto o objeto de admiração está sendo atrativo e enquanto não encontra outro que seja ainda mais impressionante, o discípulo segue o tempo todo e, mesmo depois que o lider se ausenta, permanece fiel e continua o caminho. O discípulo tende a continuar o que aprendeu de seu mestre e superá-lo em sua caminhada. Por isso, Jesus disse aos seus: "fareis as obras que eu faço e farei outras ainda maiores". A pessoa começa seguir alguém ou alguma coisa por admiração, mas se torna discípulo à medida que nasce alí a confiança, o respeito, a amizade, a fidelidade, o companheirismo e o reconhecimneto mútuo. O admirador é temporal, o discipulo é atemporal.

Assim como nos tempos de Jesus, a Igreja está cheia de admiradores a procura de espetáculos e mágicas. São poucos os discípulos, que sofrem, trabalham, amam e lutam pela Igreja do Senhor Jesus, mas é por causa destes poucos que a igreja do senhor continua avançando, porque é nestes que o Espírito de Deus age.

No reino de Deus, você conhece um discípulo pela sua entrega, semelhança a Cristo, disposição, crescimento, prazer em ouvir a palavra de Deus, firmeza na Comunidade (não fica migrando de um lado para outro, nem em busca de mágicas e novidades), pela sua firmeza e submissão a Deus, a sua liderança e à sua comunidade local, onde Deus de fato o plantou.

O admirador assiste fascinado os acontecimento, o discípulo participa ativamente da caminhada da Igreja sendo convertido a cada dia por meio do aprendizado, da fé, do serviço, da comunhão, do amor, do zelo e da fidelidade a Deus e ao seu reino, ao seu lider espiritual e a sua comunidade local.

Deus o abençoe nesta semana.

Pastor Mauricio Baniski

Nenhum comentário:

Postar um comentário