sábado, 11 de junho de 2011

O que é Essencial e o que é Fundamental?


Temos o costume de misturar as coisas que são essenciais daquelas que são fundamentais. Essencial é aquilo que nós buscamos, as coisas que são importantes, que nos completam. Por exemplo: a família, a paz, a segurança, a espiritualidade, a vida plena e abundante, a saúde, a amizade, a excelência... Fundamental é o que fazemos para alcançar o essencial, o trabalho, o conhecimento, a vida religiosa, o dinheiro, os relacionamentos... Portanto, essencial é a realização de quem somos ou que desejamos ser, fundamental são os instrumentos que possibilitarão esta realização.

Essencial é aonde você quer chegar, fundamental é o que você precisa pra chegar. Quando conseguimos entender o que é essencial e o que é fundamental passamos a equilibrar nossa existência e colocar cada ação em seu devido lugar.

Do que adianta, por exemplo, correr tanto atrás de dinheiro, riquezas e bens materiais, de conhecimento, de trabalho e esforço a ponto de perder a família? Não ver o crescimento dos filhos? Pra que perder a saúde e a paz, viver cansado e estressado, se estamos jogando fora o que é essencial à vida? Do que adianta ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma, diz a Palavra de Deus. A alma de uma pessoa está ligada a sua família. Se não existe esta ligação a alma está doente.

Quero convidar a todos à uma reflexão de tudo aquilo que é essencial e daquilo que é fundamental em nossa vida. Não vamos nos perder no caminho comendo “pé de galinha em pratos de ouro”.

Pastor Mauricio Baniski

Nenhum comentário:

Postar um comentário