segunda-feira, 6 de junho de 2011

Hoje, decido expandir


Ano passado tive a oportunidade de visitar as Cataratas, em Foz do Iguaçu-Pr. Lá, encontrei e fotografei um monumento em homenagem ao Santos Dumont onde está gravada uma frase dita pelo pai da aviação: “As alturas não me intimidam”. Nesta posição determinada, firme e corajosa estava a certeza de que o sonho de voar se tornaria uma realidade em sua vida.

Hoje, a humanidade usufrui da concretização do sonho que era maior que qualquer medo que existia na vida daquele homem. Importante enfatizar que Dumont tinha um grande medo de altura, no entanto isso não o impediu de voar. Sua determinação em concretizar seu sonho era ainda maior.

Crescer sempre gera em nós insegurança, medo, incertezas, e isso faz com que muitos se contentem com a média e nunca alcance a totalidade de suas potencialidades, nunca consigam chegar nos lugares que poderiam pisar, nem conquistar a vida que poderiam viver. Muita gente morre sem ter tido sequer a noção de todo o potencial que residia em sua vida. Ter medo é normal e nos ajuda à disciplina e a respeitar os limites, o medo nos ter nos leva a tragédia da mediocridade.

DECIDIR significa determinar sobre sua própria vida e comprometer-se em atingir o resultado esperado, tirando de sua mente e de seu caminho qualquer outra possibilidade. E, é “nos momentos de decisão que o seu destino é traçado” Anthony Robbins. A decisão só é verdadeira se me leva a agir, se isso não acontecer é porque eu não decidi.

Importante, é não fugir das decisões que precisam ser tomadas, não terceirizar as responsabilidades de sua vida e empenhar-se de maneira determinada em tornar um fato o que em sua certeza precisa acontecer.

EXPANDIR significa seguir a decisão de: Alargar, dilatar, crescer, estender, ampliar. É não contentar-se com o estado atual e, isso não significa que não esteja bom o momento que você está vivendo, mas que no seu coração ainda bate um desejo forte de ir além, de alcançar novas conquistas, de descobrir novos horizontes e tornar-se essencial à sua geração.

Precisamos entender que por mais impressionados que possamos estar com a nossa trajetória de vida, podemos ir muito além. Deus diz a cada um de nós: “Você vale muito mais”.

Precisamos entender que muito mais que um fruto do meio onde vivemos, o meio onde vivemos é um fruto daquilo que somos.

Nestes dias que estamos juntos aqui, precisamos compreender que a porta da oportunidade está aberta e existe um mundo a ser conquistado. A vida tem nos chamado para que a conquistemos, pois:

“Ainda não aprendemos tudo o que podemos aprender.”
“Ainda não conquistamos tudo o que podemos conquistar.”
“Ainda não conhecemos todos os lugares que podemos conhecer.”
“Ainda não alcançamos tudo o que eu podemos ser”
“Ainda não vivemos tudo aquilo que Deus tem para que vivamos.”

Termino este texto lembrando a saga do alpinista Edmund Hillary, ele foi o primeiro homem a subir o Everest, a montanha mais alta do mundo. Seu feito coincidiu com a coroação da Rainha Elizabeth, a quem dedicou sua conquista, e de quem recebeu o titulo de “Sir”.

Um ano antes, Hillary já havia tentado a escalada, e fracassara por completo. Mesmo assim, os ingleses reconheceram seu esforço, e o convidaram a falar para uma numerosa platéia.
Hillary começou a descrever suas dificuldades, e, apesar dos aplausos, dizia sentir-se frustrado e incapaz. Em dado momento, porém, largou o microfone, aproximou-se da enorme gravura que ilustrava seu percurso, e gritou: Monte Everest, você me venceu esta primeira vez. Mas eu irei vencê-lo no próximo ano, por uma razão muito simples: você já chegou ao máximo de altura, enquanto eu ainda estou crescendo!

Acredito e caminho firme e determinado porque estou crescendo. As dificuldades podem ser grandes, mas sei que são necessárias, pois são elas que me tornam mais experiente, mais forte e transformam-se em molas que me impulsionam e me empurram bem para cima onde estou certo encontrar o meu lugar.

Pastor Mauricio Baniski

Nenhum comentário:

Postar um comentário