sexta-feira, 29 de maio de 2009

Não Desista! Por Robert D. Foster



O romancista Oscar Wilde escreveu: “Experiência é o nome que todos dão aos seus erros”. Embora a afirmação de Wilde sugira que as pessoas sempre podem encontrar uma desculpa para o que fizeram, essa declaração também põe em evidência uma verdade do cotidiano: Falhar é uma oportunidade para o aprendizado de lições valiosas!

Raramente é fácil admitir uma falha. Geralmente é desencorajador. Quando falhamos, frustrados, somos confrontados pela tentação de desistir. Mas falhar faz parte da vida tanto quanto respirar.
Diante do fracasso devemos voltar atrás, retornar ao ponto de partida e tentar novamente, esperando ser bem-sucedidos nessa tentativa ou na próxima. Se você pensar a respeito verá que todos temos experiência em “voltar atrás” depois de um fracasso. Pondere no seguinte:

• Todos nós caímos na primeira tentativa que fizemos para andar.
• Todos nós quase nos afogamos quando tentamos nadar pela primeira vez.
• Todos passamos por dificuldades quando começamos a tentar juntar as letras e formar palavras.
• Nos esportes quase todos nós erramos a bola na primeira tentativa de chute ou rebatida.
Rowland Hussey Macy, fundador da primeira loja de departamentos dos Estados Unidos, falhou 7 vezes antes que o seu empreendimento se tornasse sucesso em New York. O romancista britânico John Creasey, ainda jovem escritor, recebeu 743 recusas antes de firmar uma carreira de sucesso com mais de 600 romances de mistério.

Como você se recupera dos reveses da vida? Retraindo-se desencorajado, temendo se arriscar a outro insucesso? Ou reúne toda a sua determinação, decidido a tentar com mais empenho, cheio da expectativa de alcançar sucesso à medida que persevera em meio aos desafios?

Ouça o excelente conselho do escritor Paul S. Rees: “Deus pode tomar nossos fracassos e transformá-los em sucesso; Ele pode tomar nossos medos e transformá-los em coragem; Ele pode tomar nossos preconceitos e dissolve-los em Seu amor; Ele pode tomar-nos, quando nos afastamos totalmente Dele e de nossos deveres, e pousar Sua mão sobre nós para nos resgatar; Ele pode nos transformar, levando-nos a enfrentar uma vez mais a tarefa que nos intimida e vencer o inimigo que nos humilhou.”

Não estamos sós em nossos fracassos. Lembre-se sempre que não estamos sozinhos em meio às nossas lutas. Pondere sobre estas palavras encorajadoras de Deus para os tempos de dificuldades: “Por isso não tema, pois estou com você; não tenha medo, pois sou o seu Deus. Eu o fortalecerei e o ajudarei; Eu o segurarei com a Minha mão direita vitoriosa” (Isaías 41.10).

Os fracassos podem nos tornar melhores. Reagir de modo apropriado ao fracasso resulta em mais do que simplesmente agarrar firmemente algo até obter sucesso. Também ajuda a nos moldar, tornando-nos pessoas melhores, edificando um caráter sólido e resistente. A Bíblia diz: “Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações, pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança. E a perseverança deve ter ação completa, a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem lhes faltar coisa alguma.” (Tiago 1.2-4).

A Fé é nosso guia em meio ao fracasso. Fé - não apenas em nós e em nossas habilidades, mas acima de tudo, em Deus, aquele que controla todas as circunstâncias que nos cercam - é crucial se quisermos alcançar sucesso num mundo adverso que não se preocupa conosco e parece empenhado a nos levar ao fracasso. Deus declara em Jeremias 29:11: "Porque sou Eu que conheço os planos que tenho para vocês ... planos de faze-los prosperar e não lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro."

Próxima semana tem mais!

Texto adaptado de "The Clallenge" (O Desafio), escrito e publicado por Robert D e Rick Foster. Autorização para reprodução desde que com os devidos créditos é concedido e estimulado. Tradução de Mércia Padovani. Revisão e adaptação de J. Sergio Fortes(fortes@cbmc.org.com)

Questões Para Reflexão ou Discussão

1. Você pode pensar em alguém que fracassou inúmeras vezes antes de alcançar sucesso? O que podemos aprender com pessoas assim?
2. Como você geralmente reage quando falha? Fica tentado a desistir, desencorajado e desapontado? Ou se sente motivado a tentar de novo e com mais afinco?
3. Já foi dito que o "fracasso é um mestre melhor e mais eficiente que o sucesso". Você concorda? Por que?
4. Em sua própria experiência, qual o papel da fé em sua habilidade para lidar com o fracasso?
Desejando analisar outros textos da Bíblia relacionados com o tema, sugerimos: Josué 1.8; Lucas 18.1-8; Gálatas 6.9; Filipenses 3.12-14.

Exte texto foi extraído do Maná da Segunda é uma bênção e gratuíto. Uma mensagem semanal que te ajudará a viver melhor. http://cbmc.org.br/mana.htm. Um abraço do Pastor Mauricio e BOA SEMANA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário