sexta-feira, 29 de maio de 2009

EXCELÊNCIA - por Rev. Mauricio J. Baniski Jr.


“Somos o que repetidamente fazemos. A excelência, portanto, não é um feito, mas um hábito.” ARISTÓTELES

O ritmo acelerado, as altas cobranças, o tempo escasso para cumprir todos os papeis, realizar todas as atividades, tem levado o ser humano à busca pela quantidade em detrimento da qualidade. Esse mundo extramente imediatista, consumista e competitivo que criamos tem “robotizado” a humanidade, que cada vez mais desumana, se distancia de sua essência (humana) e vê a qualidade de vida escapando pelos vãos de seus dedos.
Qual a qualidade de vida espiritual, intelectual, emocional, física e social (família e outros...) que temos experimentado? Aos poucos, estamos deixando esvair nossos sonhos, nossa capacidade de amar e se relacionar com Deus, conosco mesmo, com as pessoas e com a criação. Falamos o que não gostaríamos de falar, fazemos o que não gostaríamos de fazer, agimos sempre sem pensar, porque o tempo deixou de ser o nosso aliado para alcançar nossos objetivos humanos e passou a ser um inimigo mortal em nossa luta para atingir metas impostas. Os objetivos deixaram de ser uma maneira de melhorar a vida e passaram a ser apenas uma forma de satisfazer o egoísmo e a vaidade doentia da sociedade moderna. O nosso próximo deixou de ser aliado e passou a ser um adversário a ser vencido. A verdade, é que a vida está evaporando, o ser humano desaprendendo, a humanidade desaparecendo e a criação pagando um preço muito alto por tudo isso.
Também faço parte dessa maneira que louca que escolhemos para viver, mas quero mudar e convido você para fazer isso comigo. Frank Natale diz que: “Você é a pessoa que escolhe ser”, portanto, há um caminho para melhorar. Todos os dias podemos decidir ser um humano melhor. Em nossa vida, a excelência não está no excesso, nem na falta, mas na quantidade certa, no respeito pelo próximo, na busca por uma espiritualidade sadia, no amor próprio equilibrado, no cuidado com toda a criação. “A excelência, portanto, não é um feito, mas um hábito.”
Quero convidá-lo à aventura de buscar viver uma vida excelente. Ao melhorar sua vida sua família melhora, sua cidade melhora, seu mundo melhora. Nós não somos coisas, somos pessoas e, como pessoas, temos a capacidade de mudar, de transformar, de restaurar. Convido você, para comigo, avaliar a maneira que temos vivido. Eliminar os excessos, suprir as faltas, lutar por objetivos mais nobres e ser feliz. “Quando um guerreiro erra, em vez de reclamar do alvo deve procurar o erro em si mesmo e melhorar sua pontaria para poder evoluir.” Provérbio Árabe

Nenhum comentário:

Postar um comentário