quarta-feira, 2 de março de 2011

Construindo pontes...

Dois irmãos que moravam em fazendas vizinhas, separadas apenas por um riacho, entraram em conflito. Foi a primeira grande desavença em toda uma vida de trabalho lado a lado. O que começou com um pequeno mal entendido, terminou em um conflito que se seguiu por anos de silêncio.

Numa manhã, o irmão mais velho ouviu baterem em sua porta.

– Estou procurando trabalho – disse um homem. – Talvez você tenha algum serviço para mim.

– Sim – disse o fazendeiro. – Vê aquela fazenda ali, além do riacho? É do meu vizinho. Na realidade do meu irmão mais novo. Nós brigamos, não posso mais suportá-lo. Vê aquela pilha de madeira ali no celeiro? Pois use para construir uma cerca bem alta.

– Acho que entendo a situação – disse o carpinteiro. – Mostre-me onde estão as ferramentas.

O irmão mais velho entregou o material e foi para a cidade. O homem ficou ali cortando, medindo, trabalhando o dia inteiro. Quando o fazendeiro chegou, não acreditou no que viu: no lugar da cerca, havia uma ponte ligando as duas margens do riacho. Era um belo trabalho, mas o fazendeiro ficou enfurecido e falou:

– Você foi atrevido construindo essa ponte depois de tudo que lhe contei.

Mas as surpresas não pararam ai. Ao olhar novamente para a ponte, viu seu irmão se aproximando de braços abertos. Por um instante, permaneceu imóvel do seu lado do rio. O irmão mais novo então falou:

– Você foi muito amigo construindo esta ponte mesmo depois do que eu lhe disse.
De repente, num só impulso, o irmão mais velho correu na direção do outro e abraçaram-se, chorando no meio da ponte. O carpinteiro que fez o trabalho se preparava para partir com sua caixa de ferramentas, quando um dos irmãos disse:

– Espere, fique conosco! Tenho outros trabalhos para você.

E o carpinteiro respondeu:

– Eu adoraria, mas tenho outras pontes a construir…

(Autor Desconhecido)

Nenhum comentário:

Postar um comentário