terça-feira, 22 de março de 2011

Convite para Recomeçar

Osho, um dos maiores mestres indianos, disse que o tédio é uma das coisas mais importantes na vida humana. Ele simplesmente mostra que você está se tornando ciente da futilidade da sua vida, da constante roda repetitiva em que vive e que nada lhe acrescenta.


O tédio lhe chama a atenção para o fato de que você estagnou, parou de crescer e de evoluir – o que é algo totalmente contra a lei da vida.


A própria palavra vida insinua evolução, crescimento, transformação. Por isso, quando paramos de crescer, morremos aos poucos. E o tédio aparece, para sinalizar que sua vida corre perigo.


Em outras palavras, apesar de ser incômodo e desconfortável – ou talvez exatamente por isso −, ele é a primeira indicação de que uma grande compreensão está surgindo, sobre a insignificância da vida que você pode estar vivendo e dos caminhos que escolheu trilhar até aquele momento.


O tédio é o pai da insatisfação. Ambos caminham de mãos dadas. A insatisfação com sua vida atual é o sinal claro de que mudanças são necessárias e que é necessário decidir que tratamento dar a ela.


Tenha sempre em mente que quando a insatisfação se instala em seu dia a dia é preciso agir com urgência. Quando ela toma conta de seu dia a dia, é possível responder a ela de duas maneiras: uma, a mais comum de todas, é fugir dela, evitá-la, não a desafiar. A outra maneira é encará-la, assumir o desafio de enfrentá-la e a usar como estímulo para superar novos desafios e buscar novas razões de viver.


Quando a insatisfação chega, significa que você está sendo convidado a dar o próximo passo na estrada que o levará à realização plena de seu propósito de vida. É preciso aceitar esse convite e não se opor a adotar novos comportamentos e nem a abandonar velhos hábitos e falsos comodismos.


Essa é a hora de encontrar disposição para promover novas guinadas em sua vida. É hora de mudar para devolver a si mesmo o direito de ser feliz.


As mudanças são necessárias para que possamos manter a nossa juventude, o nosso vigor nesta vida. Optar por uma vida dinâmica e bem vivida traz mais brilho ao nosso olhar.


Gilberto Cabeggi (escritor e palestrante http://www.nouvelleeditora.com.br/noticias_interna.php?noticia=83&index=1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário