sexta-feira, 8 de abril de 2011

"Faça o teu rastro ser maior que o teu brilho"


Nossa geração é uma geração que deseja o seu lugar ao sol. A maioria das pessoas sonham desde pequenos e aprendem a sonhar assim, chegar ao lugar mais algo, erguer a taça e receber os aplausos. Quase todos querem ser os campeões, sair na capa das revistas, dar entrevista aos programas mais badalados, serem venerados por todos, admirados, idolatrados.

Porém, no primeiro lugar não cabe tanta gente assim e, por isso a disputa se torna cada vez mais acirrada. Nessa batalha, alguns param e desistem de viver uma vida de excelência porque percebem que nunca irão brilhar. Outros se tornam vorazes e vão pra cima com tudo derrubando tudo e todos que estejam à sua frente. Há também, os que usam de todos os artifícios, negando toda ética e buscando a qualquer custo o primeiro lugar. O brilho ofusca os olhos e cega a alma. No começo já foi assim, Adão e Eva, ofuscados pela mente enaganosa do inimigo que incorreu no mesmo erro, cairam nesse engano de pensar que o brilho era o sentido único e maior da vida.

O teu rastro deve ser maior que o seu brilho. Uma vida de excelência, em todos os sentidos. Daniel fez essa escolha (Daniel 6.3), jamais negou sua fé, seus princípios e sua maneira correta de viver. Não usou como desculpas as perdas, dificuldades e inimigos que enfrentou em sua vida, deixou um rastro de excelência por onde andou. Quando estudamos a vida de José do Egito, de Daniel e seus três amigos, de Jesus, Paulo e tantos outros personagens bíblicos vamos perceber que o rastro que deixaram foi muito além do brilho que tiveram.

O rastro que é a história de vida de uma pessoa, de um homem, de uma mulher, de um pai, de uma mãe, de uma filho ou filha, de um servo ou serva de Deus, de um ser humano, é muito maior que os prêmios, títulos, fama, sucesso, pódiuns, recordes, poder ou qualquer brilho que alguém possa receber nessa vida. Até porque, muitos destes brilhos não são alcançados dignamente. Eu posso enganar o mundo inteiro com o meu brilho, mas jamais poderei apagar o meu rastro. Posso até encobrir a minha história, mas definitivamnete, jamais poderei apagá-la.

Nestes dias onde a maioria corre olhando apenas a linha de chegada e o pódim. Corra, principalmente, prestando atenção em todo o caminho. Este será o seu legado mais importante, a maneira que você correu. Até porque a vida é o percurso que fazemos, muito mais que o lugar que chegamos. Paulo dizia (Fil. 3) que corria com perseverança a carreira que lhe estava proposta. Quando escreve a Timóteo ele diz que o atleta deve observar as regras. Paulo foi uma atleta excelente e ele mesmo pode concluir o seu percurso lembrando a maneira que viveu: "Combati um bom combate, completei a carreira, guardei a fé" (II Tim. 4.7) e, encerra dizendo que a sua coroa estava reservada. Diante de Deus a maneira que vivemos dirá infinitamente mais sobre quem somos do que os titulos ou elogios que recebemos.

Decida hoje que o rastro que irá deixar em sua vida será maior que o seu brilho.

Abraço e bom dia pra você.

Do seu Pastor e Líder

Mauricio Baniski

Nenhum comentário:

Postar um comentário