quarta-feira, 6 de abril de 2011

Tempo de se esforçar


As pessoas se acomodam. Elas se conformam em ser “mais ou menos”. A maior parte das vezes elas são “menos”. Mas mantêm uma crença em que poderão vencer na vida de uma hora para outra e se tornarem grandes.

Será que vencerão assim?

Como? – eu pergunto. Elas mesmas não sabem explicar. Apenas creem, ou talvez têm fé em que as coisas vão mudar.

Mas, na prática, as situações não mudam apenas com crença ou fé. Tudo neste mundo requer ação, atitude.

Portanto, é uma visão incompleta ou até doente. E eu percebo que está se proliferando como uma epidemia nesta geração a certeza de que, apenas acreditando as coisas mudarão para melhor. Eu, porém, lhe digo: “Não. Elas não mudarão.”

Olhe para a crise econômica que sacudiu o mundo recentemente. Olhe para os fenômenos naturais que trazem desgraças em tantos lugares do mundo. Estamos sendo chamados a desenvolver muitas competências. A maior de todas é a competência da boa vontade em fazer esforços para melhorar a situação própria, e ajudar os outros a mudarem – de acordo com a necessidade.

Hoje é necessário reavivar a noção de esforço para alcançar objetivos. Tudo o que é feito com esforço tem outro sabor. Uma crise tem este como um de seus aspectos positivos.

Agora ouça com atenção. Sabe qual é o maior benefício do esforço? E o auto-respeito. Tudo o que se faz com esforço, gera um respeito imenso por si próprio. E quem se respeita não se conforma em ser desprezível e nem mesmo mediano – quer ser grande.

Quer mudar sua vida? Não cruze os braços. Tire as mãos dos bolsos. Não descanse mais. Mãos à obra. É tempo de se esforçar.

Abraham Shapiro
http://tortadechocolatenaomataafome.blogspot.com/2011/04/tempo-de-se-esforcar.html?spref=fb

Nenhum comentário:

Postar um comentário