segunda-feira, 25 de abril de 2011

Vida contagiante - É preciso servir


Texto Bíblico:
Atos 20.17-36

Introdução:
• O apóstolo Paulo contagiou o mundo servindo a Deus através do evangelho da graça.

• A Igreja é o encontro entre os que estão sendo contagiados com o evangelho da graça de Deus e é também um lugar onde trazemos os desacreditados, os sem esperança, os perdidos, os derrotados, os doentes, os angustiados... para que tenham um verdadeiro encontro com Deus. Mateus 11.28

• Qual é o evangelho (Boas novas) da graça? “Porquanto a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens, educando-nos para que, renegadas a impiedade e as paixões mundanas, vivamos no presente século, sensata, justa e piedosamente, aguardando a bendita esperança e a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus, o qual a si mesmo se deu por nós, a fim de remir-nos de toda iniqüidade e purificar, para si mesmo, um povo exclusivamente seu, zeloso de boas obras.” Tito 2.11-14

• Nós fomos contagiados e chamados por Deus para contagiarmos a nossa geração com O ENVANGELHO DA GRAÇA:

o Paulo escrevendo ao Romanos orienta: “E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente.” Romanos 12.2

o Paulo escrevendo a Timóteo lamenta: “... Demas, tendo amado o presente século, me abandonou e se foi para Tessalônica.” II Tim. 4.9

o Paulo escrevendo aos gálatas questiona: “Vocês estavam indo bem, quem vos impediu de continuardes a obedecer à verdade?” Gálatas 5.7

o Paulo se defende diante do Rei Agripa: “Pelo que, ó rei Agripa, não fui desobediente à visão celestial, mas anunciei primeiramente aos de Damasco e em Jerusalém, por toda a região da Judéia, e aos gentios, que se arrependessem e se convertessem a Deus, praticando obras dignas de arrependimento.” Atos 26.19,20

Para viver uma vida contagiante...


I – Devo conduzir a minha vida servindo ao Senhor. (v.18)

• Quando?

o “O tempo todo”; “Desde o primeiro dia”

• De que maneira?

o “Com toda a humildade” – Mateus 5.3 – Reconhecem suas necessidades espirituais, compreendem suas deficiências e por isso dependem de Deus e não de sua própria bondade.

o “com lágrimas e provações” – Servir a Deus nem sempre é tão simples, muitas vezes.

o Salmo 100.2 “servi ao Senhor com alegria” - Apesar das lágrimas e provações, o servo do Senhor serve com alegria. Essa alegria é pela fé que temos que todas as provações que temos aqui não se comparam com a glória que nos há de ser revelada. Paulo, mesmo em prisão declara: “alegrai-vos sempre no senhor, outra vez digo, alegrai-vos” e, ele também afirma que a “alegria do senhor é a nossa força”. Pois, “todas as coisas cooperam para o bem, daqueles que amam a Deus”.

o É uma decisão voluntária. Josué 24.15 “...eu e a minha casa serviremos ao Senhor.”

• Jesus nos deu o exemplo:

o Veja Mateus 4.1-11. As tentações que Jesus enfrentou representam as tentações que todos nós enfrentamos na vida:

 Originadas por impulsos físicos;
 Originadas pelo orgulho;
 Originadas pelos desejos de posses.
 Foi lhe apresentado como um desafio “se és filho de Deus”
 Foi lhe oferecido um caminho mais fácil para o reinado.

o A resposta de Jesus (10) “’Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a Ele darás culto”.

o Veja Mateus 26.39 – Prostrou-se; apresentou diante de Deus a sua fragilidade; e serviu o “Que seja feito como tu queres e não como eu quero.”

• Há confusão na Igreja quando as pessoas não querem fazer o que Deus quer e sim o que elas querem que Deus queira.

• Deus não fala somente com você. Ele fala com seu irmão também


II – Devo conduzir a minha vida servindo ao Senhor sem jamais deixar de anunciar e testemunhar o arrependimento e a fé em Jesus Cristo. (20,21)

• Estas são as maneiras pelas quais nós iremos contagiar a nossa geração com as boas noticias da graça de Deus.

o Falando, anunciando, proclamando de todas as maneiras a palavra de Deus

o Vivendo e testemunhando em nossa própria vida os resultados dessa escolha que fizemos.

• Anunciando o tempo todo... Usando todos os recursos que tenho... Em todos os lugares... Toda a graça de Deus... A todas as pessoas...

• Nossos comportamentos exteriores devem refletir os conteúdos interiores. “A copa da árvore deve refletir a profundidade da raiz.”

• Deus não ficará satisfeito com menos do que eu posso dar.

• Se eu estou secando não é por maldição, mas por inanição.

• Há uma ligação direta entre o mundo espiritual e o mundo material.

• Minhas promessas são levadas a sério mesmo quando eu mudo ou esqueço o que falei.

• Deus é intolerante à minha condescendência ao pecado e a minha hipocrisia.

• Não devo brincar com o pecado, ele tende a me tornar infrutífero e me fazer secar.

• Minha fé pode ser canalizada para erradicar o que está me matando.

• Devo pedir a Deus que me ajude a ser útil e frutífero, mas a responsabilidade de sê-lo cabe a mim.

• "Assim como a assepsia é fundamental na medicina. Assim como a verdade é fundamental na busca do direito, assim a integridade é fundamental para que Deus faça de nós instrumentos em suas mãos.”


II - Devo conduzir a minha vida servindo ao Senhor sem jamais deixar de anunciar e testemunhar o arrependimento e a fé em Jesus Cristo, sabendo que a minha vida só será preciosa se completar a carreira e o ministério que recebi do Senhor. (v.24)

• Os irmãos Moravianos: Conta-se que dois jovens morávios souberam que numa ilha no leste da Índia havia três mil escravos pertencentes a um ateu britânico. Sem permissão de irem para lá como missionários, eles decidiram vender a si mesmos como escravos e usar o dinheiro para pagarem as passagens para a ilha. No dia da partida, as suas famílias e os seus amigos estavam reunidos no porto, sabendo que, após a sua partida, jamais os veriam novamente. Indagados sobre a razão que os levava a uma decisão tão extrema assim, eles permaneceram calados. No entanto, quando o barco estava se afastando, os dois rapazes gritaram: “Que através das nossas vidas o Cordeiro que foi imolado receba a recompensa pelo Seu sacrifício!”

• Nós somos o templo do Senhor – I Cor. 3.16 “Não sabeis que sois santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?”

Templo é lugar de adoração
Templo é lugar intimidade
Templo é lugar de sacrifício (onde o Cristo cresce é nos diminuimos)
Templo é lugar de proclamação
Templo é lugar de serviço

• “Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, afim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para sua maravilhosa luz.

• Luz contagia com a claridade
• Sal contagia com o sabor, com a preservação


Conclusão:

“Deus faça-me um instrumento de poder contagiante em suas mãos”

Nenhum comentário:

Postar um comentário