domingo, 8 de maio de 2011

Série: FAMÍLIA - na Agenda de Deus (1)


Recuperando os valores perdidos na Família

“Ou qual é a mulher que, possuindo dez dracmas e, perdendo uma delas, não acende uma candeia, varre a casa e procura atentamente, até encontrá-la? E quando a encontra, reúne suas amigas e vizinhas e diz: ‘Alegrem-se comigo pois encontrei minha moeda perdida’. Eu lhes digo que, da mesma forma, há alegria na presença dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende”. Lucas 15:8-10

Dracma era uma moeda. A mulher da estória contada por Jesus tinha dez dracmas e perdendo uma dentro de sua própria casa sai a procura até encontrar.

Os maiores tesouros que temos estão dentro de casa.

Esse episódio acontece exatamente no contexto de um lar, essa mulher perdeu um valor dentro de sua casa.

A perda de um só valor (princípio) na família causa um grande prejuízo.

Cada perda que essa instituição tem sofrido ao longo dos anos, tem feito com que muitos a olhem com depreciação.

Cada perda de valores tem causado grandes prejuízos a sociedade.

Muitos jovens já não sonham em constituir uma família, e muitos casais que vivem maritalmente não desejam oficializar a união conforme os moldes de Deus, por causa das decepções, e por falta de referencias que lhes levem a crer que é possível ter um casamento e uma família felizes e duradouros.

Aquele valor foi perdido dentro de casa

QUAIS OS VALORES QUE ESTÃO PERDIDOS DENTRO DA SUA CASA?
Dentre aqueles que você pode destacar nesta noite, destacaremos algumas:

1. CULTIVO DA ESPIRITUALIDADE

Preciso desenvolver o respeito e zelo pelo sagrado. Pelas coisas de Deus e da casa de Deus.

Os homens precisam assumir a sua posição dentro de casa de ser luz e de iluminar o coração da esposa e dos filhos com a Palavra de Deus.

Esposas precisam resplandecer a luz de Cristo

Filhos precisam resplandecer a luz de Cristo

Na casa todos são responsáveis pelo cultivo da espiritualidade

A família precisa ler a Bíblia juntos (marido e esposa, pais e filhos)

A família precisa orar juntos

Participar da Igreja. Levar a Igreja a sério.

1 Jo. 1:7 diz: “Se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros...”. Todos os membros da Família devem desenvolver a comunhão e uma relação de companheirismo uns com os outros, isso gera um relacionamento honesto, transparente, e traz refrigério.

2. A PRÁTICA DA CONVIVÊNCIA (COMUNHÃO)

Nada tem sentido se as pessoas da nossa vida não estiverem juntas conosco.

É uma pena que na vida, em grande parte das vezes, só reconhecemos o real valor das pessoas quando não estão mais com a gente.

CONVIVÊNCIA É UMA NECESSIDADE NATURAL - Em Gn. 2:18 encontramos o Senhor fazendo a seguinte declaração : “Não é bom que o homem esteja só”.

Imagine Adão andando pelo paraíso, via que tudo tinha o seu par, mas ele sentia a falta de uma companheira pra conviver, a necessidade de uma família.

INVESTIMENTO NO “ESTAR JUNTOS” – Aqui muito mais que quantidade, precisamos ter qualidade nos momentos em que estamos juntos.

DIÁLOGO – Amós 3.3 “Porventura andarão dois juntos, se não estiverem de acordo?”. Fala alternada entre duas ou mais pessoas, conversação. Troca de idéias, opiniões, etc. para tanto nos deu a capacidade de nos comunicar e expressar amor nos nossos relacionamentos e isso também se dá através do diálogo. A falta do mesmo na família dá lugar ao isolamento, cada um vai para o seu canto, se fecha em um mundo diferente, embora vivam debaixo do mesmo teto, são como estranhos e ninguém abre o coração para o outro.

COMPANHEIRISMO – “É melhor ter companhia do que estar sozinho, porque maior é a recompensa do trabalho de duas pessoas. Se um cair, o amigo pode ajudá-lo a levantar-se. Mas pobre do homem que cai e não tem quem o ajude a levantar-se! E se dois dormirem juntos, vão manter-se aquecidos. Como, porém, manter-se aquecido sozinho? Um homem sozinho pode ser vencido, mas dois conseguem defender-se. Um cordão de três dobras não se rompe com facilidade.” Eclesiastes 4.9-12

É melhor ter um companheiro para que possam: partilhar a vida; levantar um ao outro na hora difícil; ajudar um ao outro (aquecer, incentivar) na adversidade; auxiliar nas batalhas e a permanecer firmes nas dificuldades;

GENTILEZA - Os pais as vezes querem que os filhos tenham uma maneira respeitosa e educada de agir com o outros, mas isso nào acontece no relacionamneto conjugal, na vida com os filhos. Marido e esposa, pais e filhos, irmãos e irmãs devem sempre tratar um ao outro com gentileza.

Deus adverte aos filhos a honra aos pais: “Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR teu Deus te dá.” Êxodo 20.12

Homem e mulher, filhos com pais, as vezes são tão gentis e educados fora de casa com os outros, mas dentro de casa é uma grosseria só.

At 2. 46 – “E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam com alegria e singeleza de coração”

3. O QUE VOCÊ TEM FEITO OU ESTÁ DISPOSTO A FAZER PARA ENCONTRAR OS VALORES QUE FORAM PERDIDOS?
Olhe o que aquela mulher fez...

1. A mulher não se conformou com a perda – A mulher poderia ter se conformado com a perda da moeda. Afinal, ela ainda tinha nove delas guardadas em segurança. Mas, essa mulher não aceitou passivamente a perda. Ela não se conformou com a derrota. Ela não desistiu de recuperar a moeda perdida. Muitas vezes, nós somos descuidados em guardar os tesouros que temos e quando os perdemos somos vagarosos e até desanimados para procurar o que se perdeu. Conformamo-nos facilmente com a derrota como o sacerdote Eli. Preferimos desistir do casamento, dos relacionamentos, do que lutar para recuparar o que se perdeu.

2. A mulher acendeu a candeia para procurar o que havia perdido – As casas na Palestina não possuíam janelas. Eram ambientes escuros e ensombreados. Era impossível procurar algo perdido sem acender a candeia. Se queremos reencontrar o que perdemos dentro da nossa casa, precisamos de igual forma acender a candeia. A candeia é um símbolo da Palavra de Deus. Precisamos iluminar nossas mentes, nossos corações e nossos relacionamentos pela luz da Palavra se de fato queremos encontrar esses tesouros perdidos dentro da nossa casa.

3. A mulher varreu a casa para procurar o que se havia perdido - A mulher teve coragem de mexer e remover do lugar muita coisa. Ela teve iniciativa e esforço. Ela enfrentou o desconforto da desinstalação. Ela levantou muita poeira ao varrer cada canto da casa à procura do seu tesouro perdido. Se queremos a restituição desses tesouros perdidos dentro da nossa casa, precisamos de igual forma procurá-los diligentemente. Não podemos ser omissos nem acomodados. Não podemos ter medo de mexer em algumas coisas já sedimentadas. Não podemos ter medo de desconforto. Há muitos indivíduos que estoicamente desistem de procurar o que se perdeu em sua vida, em seu casamento, em sua família. Preferem encontrar justificativas para as perdas a investir tempo na busca do que se perdeu. Não devemos desistir jamais, pois o desconforto da busca não deve nos privar da alegria do encontro.

PROCUROU COM EMPENHO – DILIGENTEMENTE - METICULOSIDADE.

PROCUROU COM PERSEVERANÇA - ATÉ ENCONTRAR – NAUM DESISTIU NAUM JOGOU A TOALHA.

4. A mulher comemorou com grande alegria o encontro daquilo que estava perdido - A mulher perdeu a moeda no recesso do lar, sob as sombras do anonimato, mas ela celebrou o encontro da dracma publicamente sob os auspícios da luz. Nossas conquistas e bênçãos devem ser conhecidas e proclamadas. As outras pessoas devem conhecer nossas vitórias e participar das nossas alegrias. Há festa no céu quando um pecador se arrepende e quando o perdido é encontrado; também há alegria diante dos homens quando os tesouros que perdemos dentro da nossa casa são encontrados. É tempo de acendermos a candeia e pegarmos a vassoura. É tempo de procurarmos diligentemente aquilo que perdemos. É tempo de celebrarmos com os nossos irmãos as vitórias que vêm de Deus e a restituição das bênçãos de outrora!

Ministrada pelo Pastor Mauricio no dia 08/05

Nenhum comentário:

Postar um comentário