terça-feira, 10 de maio de 2011

Temperado - Na medida certa


Como é agradável estar perto de uma pessoa temperada, que tem a medida certa nas palavras e atitudes. Sei que é muito difícil encontrar alguém assim nestes dias, afinal de contas, estamos sempre correndo e preocupados com tantas coisas, bombardeados por informações, amargurados, tristes, ameaçados, lutando e carregando o fardo nosso de cada dia. Por isso, se não estamos atentos, naturalmente, nossas palavras se tornam ríspidas e grosseiras, verdadeiras armas lançadas contra quem está à nossa frente, mesmo que sejam as pessoas da nossa vida. Nossas verdades, ao invés de serem instrumentos de cura, de libertação, de paz de vida, se tornam ferramentas de enfermidades na alma, meios de escravidão, armas de guerras e morte. Matamos os sonhos, destruímos relacionamentos, acabamos com o encanto e o prazer das pessoas em conviverem conosco.

Para algumas pessoas, os pessímistas, esse caminho não tem mais volta, o mundo é assim mesmo e vai ficar cada vez pior. Para outros, os que apenas sonham, um dia vai mudar, alguma coisa vai acontecer e as pessoas serão mais temperadas. Porém, para outros, os realistas, sonhadores e conquistadores, eles sabem das dificuldades, compreendem a necessidade da mudança e da luta, fazem as mudanças necessárias e transformam-se em verdadeiros lutadores por um ambiente mais saudável, pacifico, libertador e vivificante. Estes, entendem que as mudanças devem acontecer a partir de sua própria vida e inspirar os demais. Entendem que uma grande caminhada começa com o primeiro passo e, se concretiza, conquistando um passo de cada vez.

Creio que nós, cristãos, fomos chamados por nosso Senhor, Salvador e Mestre Jesus Cristo, para que sejamos temperados, falando na medida, no tempo, no conteúdo e no volume e no tempo certos. Jesus vai nos ajudar, mas precisamos nos dispor, exercitar, praticar, até sejamos hábeis nesse quesito.

Ser temperado - Fala na medida certa - é um trunfo espetacular para ser admirado e respeitado, para progredir e crescer na vida. O sábio domina sua própria língua, pois se não consegue dominar este orgão tão pequeno, como vai fazer com as outras coisas (Tiago 3).

Deus abençoe e exercite-se

Seja temperado(a).

Deus abençoe nesta semana

Pastor Mauricio Baniski

Nenhum comentário:

Postar um comentário