quarta-feira, 4 de maio de 2011

Série: Conselhos de Deus em Tempos de Adversidade (1)


“Nunca pára a agitação dentro de mim; dias de sofrimento me confrontam.” Jó 30:27

Assim, são os tempos de adversidade. Períodos de problemas e pressões que nos inquietam. Agitação, sofrimento e confrontos.

Um dia, está tudo bem e, de repente, parece que os ventos mudam e uma grande tempestade se forma sobre a nossa cabeça. O tempo passa e o temporal só aumenta. Nossa vida sacode e pensamos que vamos afundar.

Lembro de Jesus com os discípulos naquele barco (Lucas 4.35-41), depois de um dia de muito trabalho o Senhor orientou seus discípulos de como deveriam seguir e foi descansar; um longo temporal se levantou e sacudia o barco, os discípulos tentavam de todas as formas não naufragar, mas tudo parecia em vão. Aflitos, foram então ao encontro de Jesus que descansava. Há no texto, a seguir, algumas questões que valem nossa reflexão:

• Pergunta dos servos pro Senhor – O Senhor não se importa que pereçamos?

• Perguntas do Senhor para os servos – Jesus levanta-se, acalma a tempestade e responde com duas outras questões: Porque é que sois assim tímidos? Como é que não tendes fé? Jesus estava questionando até que ponto confiavam nEle.

• Pergunta dos servos para os servos – Quem é este que até o vento e o mar lhe obedecem? Ficaram impressionados com o poder de Jesus.

Nós, muitas vezes, agimos como os discípulos. Diante de duras situações que surgem, ficamos desesperados e murmuramos. Quando Jesus faz o milagre ficamos impressionados. Bom seria que mantivessemos a fé em Jesus e confiassemos que Ele jamais nos deixará na mão.

E, se somos de Deus devemos viver confiantes, porque em toda a nossa existência iremos nos deparar com tempos de adversidade. E, só existe uma maneira de não enfrentá-la, mas eu creio que ninguém aqui deseja estar morto.

COMO SURGE A ADVERSIDADE?

• Como conseqüência de vivermos em um mundo que foi corrompido pelo mal, gerado pela desobediência e afastamento de Deus. Na medida que nos voltamos para Deus por meio de sua graça (o sacrifício de Jesus), vamos sendo curados, restaurados, vivificados e nossos caminhos vão se tornando prósperos e abundantes, porém só seremos plenos de felicidade, alegria e paz quando estivermos na glória eterna.

• Como conseqüência das escolhas de pessoas que fazem parte do nosso contexto; Pais, irmãos, governos, amigos, contexto social... Somos afetados pelas boas e más escolhas daqueles que conosco dividem a nossa caminhada da vida.

• Como conseqüência de nossas escolhas; Toda ação que geramos gera uma reação. Muitos dos sofrimentos da vida podem ser poupados por uma escolha sábia.

o Quando escolhemos o mal acabamos sofrendo e fazendo os outros sofrerem: “Cuidado! Não se volte para a iniqüidade, que você parece preferir à aflição.” Jó 36:21

o Quando escolhemos fazer o bem é possível que, algumas vezes, também soframos: “Pois que vantagem há em suportar açoites recebidos por terem cometido o mal? Mas se vocês suportam o sofrimento por terem feito o bem, isso é louvável diante de Deus. Para isso vocês foram chamados, pois também Cristo sofreu no lugar de vocês, deixando-lhes exemplo, para que sigam os seus passos."Ele não cometeu pecado algum, e nenhum engano foi encontrado em sua boca". Quando insultado, não revidava; quando sofria, não fazia ameaças, mas entregava-se àquele que julga com justiça.” I pedro 2.20-23

QUAL A NOSSA SITUAÇÃO A RESPEITO DAS ADVERSIDADES?

o Ou você está enfrentando uma;
o Ou você está acabando de sair de uma;
o Ou você está a caminho de uma;

NOSSA VIDA É COMO AS ESTAÇÕES DE UM ANO

• Todas as estações tem a sua importância no contexto da vida, da continuidade, da produtividade. Assim como na natureza a vida também tem seu ciclos. Precisamos aprender a respeitar os ciclos da nossa vida e entender que todos eles são importantes e podemos amadurecer e crescer com cada um...

o Primavera (primeiro verão) – Tempo de renascer – florescer – O perfume da novidade, a beleza das flores, a esperança de um novo tempo. Na vida esse é o tempo que em estamos cheios de sonhos, de planos, animados e inspirando as pessoas com nossa força de vontade, nossa determinação, nossa vontade de vencer.

o Verão (Veranus - Tempo da frutificação) – Tempo de colher – (férias – alegria – diversão). Mas precisa de cuidados. Na vida esse é o tempo em que curtimos, vivemos, compartilhamos as vitórias, celebramos, descansamos, usufluimos dos resultados da nossa vida.

o Outono (Tempus Autumnus que significa: Tempo do ocaso) – Tempo de reflexão – purificação – limpeza. Na vida é o tempo de uma profunda reflexão, de rever as atitudes, de olhar pra dentro de si.

o Inverno (Tempus Hibernus) – ausência de fertilidade - superação – experiência – ficar firmes. Na vida esse tempo é onde acontecem as adversidades, os resultados não vem, as perdas acontecem, a vida parece que estaciona e os problemas sufocam. É aqui que desenvolvemos a paciência, perseverança e aonde acontece a experiência.


• Qual é a melhor estação? A certa pra este tempo... Tem muita gente que quer pular as estações da vida. Vivê-las é importante e nos dá a capacidade de um crescimento integral.

• As estações acontecem naturalmente, mas nós podemos influenciá-las, prá melhor ou prá pior. Assim como tem acontecido com o planeta, as dificuldades que temos tido, por conta dos desmandos da humanidade, assim, também, na nossa vida podemos desequilibrar as nossas estações, trazendo sérios prejuízos para a existência.

QUAL A FINALIDADE DAS ADVERSIDADES?

Gosto desse texto que explica o lugar das adversidades na vida de quem crê em Jesus Cristo como Senhor e Salvador: “Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo; Pelo qual também temos entrada pela fé a esta graça, na qual estamos firmes, e nos gloriamos na esperança da glória de Deus. E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência e, a paciência a experiência e a experiência a esperança. E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.” Romanos 5.1-5

• Deus nos molda na Aflição: O vaso que precisa ser quebrado para ser refeito; A poda que a árvore precisa para frutificar; o trabalho que precisa ser feito para talhar a madeira, A pedra que vai ser esculpida, o diamante que precisa ser lapidado para se descobrir o seu valor, o ouro que precisa ser refinando para tornar-se puro: “Veja, eu refinei você, embora não como prata; eu o provei na fornalha da aflição.” Isaías 48:10

NA OFICINA DE DEUS:

o Há um material importante e muito precioso – que é você

o Há um instrumento que Deus usa – entre outros está a adversidade, e com certeza, quando entendido e aceito para o seu crescimento, é um dos que produzem os melhores resultados

o Há um profissional – Deus - O teu criador é também o restaurador da obra

o Há um tempo – não temos controle sobre ele

o Há um propósito – Uma finalidade divina em todo o sofrimento. Nada é em vão na sua vida. Bom é quando aprendemos a lição. Sei que não é Deus que faz o mal, mas ele usa estas circunstâncias desastrosas da vida para nos refinar, putificar, podar...

Deus não causa o sofrimento, a dor e a morte. Estes são exatamente a ausência dEle.

Quando chegarmos na eternidade teremos a presença plena de Deus por isso não existirá mais estas coisas: “E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus. E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas”. Ap. 21.3,4

Então porque estamos sofrendo se já somos cristãos e temos a promessa de Deus?

Estamos aqui porque o nosso tempo na terra ainda não acabou e precisamos continuar anunciando e oferecendo o antídoto de Deus contra o mal a todas as pessoas. Outros precisam ouvir e é através da nossa fé que muitos se voltarão para Deus e serão salvos.

A Bíblia nos diz: “Que nenhum de vós padeça como homicida, ou ladrão, ou malfeitor, ou como o que se entromete em negócios alheios; Mas, se padece como cristão, não se envergonhe, antes glorifique a Deus nesta parte.” I Pedro 4.15,16

Boa Semana pra você

Pastor mauricio Baniski
Esta é a primeira ministração da Série: Conselhos de Deus em tempos de Adversidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário