terça-feira, 3 de maio de 2011

Uma carta aos casais


Que a graça e a paz que temos em Jesus Cristo sejam com cada um de vocês que fazem parte deste grande projeto de Deus que é a Família. Oro a Deus para que vocês continuem crescendo até o pleno conhecimento da vontade de Deus para a vida, o casamento e a casa de vocês. Sabendo que, Aquele que começou uma boa obra na vida de vocês é fiel para completá-la (Fil. 1.6).

Deus é o Criador e o Mantenedor principal da família. É através dEle que a família é construída e por meio dEle que é mantida. Deus também é o Restaurador e o Reconstrutor da família. Quando temos algo de muito valor que se quebrou e precisa ser consertado, procuramos primeiro encontrar quem o fez para que venha e conserte, pois ninguém conhece tanto algo como aquele que o criou. Assim também acontece com o casamento e a família. Devemos ir a Deus sempre que desejarmos ser restaurados ou refeitos.

O casamento é onde a família começa. Homem e mulher escolhem-se e unem-se atraídos por um desejo de viverem juntos. Há ali, uma promessa sincera de cultivar e manter esse relacionamento com respeito, cordialidade, carinho, doação, entrega, fidelidade, singeleza e amor. É assim que sinceramente desejamos viver nosso casamento e, esta é a promessa que fazemos um ao outro.

No entanto, uma série de situações de todas as ordens, nossos defeitos e medos, traumas e inquietudes, circunstâncias e pressões que acontecem na vida. Com o tempo, vão minando o relacionamento, destruindo pontes, abrindo feridas, separando um ao outro e criando barreiras na convivência. Aí, o casamento começa a desmoronar. Nossos olhos nos traem, nossa mente fica confusa, nossas atitudes ficam cegas e os sonhos silenciam, o lugar de refrigério e prazer se torna um campo de guerra, angustia, medo e dor. Não vemos mais em nosso cônjuge as virtudes porque os defeitos passaram a falar mais alto, não buscamos mais nos aproximar porque os espinhos nos machucam, vamos nos afastando porque fizemos do nosso parceiro um inimigo, do nosso espaço um campo de batalha, das nossas palavras, armas, dos nossos filhos, desculpas e da nossa postura, um escudo. Sofremos e fazemos sofrer, vamos matando e morrendo, fazemos do relacionamento um balcão de cobrança. O amor está ali, mais escondido, desidratado, sufocado e morrendo, precisamos que alguém tenha a coragem de reagir e redescobrir, alimentar, libertar e, em Cristo Jesus, vivificar o que realmente nos completa, o nosso cônjuge.

O passo de ir a Jesus é o passo mais importante da vida, em João 10.10, Jesus diz qual a finalidade de ter vindo à terra “eu vim pra que vocês tenham vida e a tenham em abundância”. Essa vida abundante Ele deseja derramar em todo nosso viver, inclusive e de maneira muito especial sobre o seu casamento. Vocês tem uma vida juntos, tem uma história, um caminho percorrido e que continua, havendo ainda muito a percorrer. Vocês não são perfeitos e trazem na bagagem além de um histórico de vida e de exemplos de vida a dois, muitas vezes negativo. Mas, não foi por acaso que Deus os uniu, não é por acaso que estão juntos. Creio que Deus tem uma vida extraordinária pra vocês. Creio que o melhor da vida de vocês como casal e como família ainda está por vir e que, indo para os braços de Jesus Cristo, vocês não apenas serão abençoados por Deus, mas serão a cada dia, bênçãos de Deus na vida de outros casais e exemplos para seus filhos de amor e superação.

Está na hora de pedir perdão e perdoar, de olhar a aliança e refletir no significado do seu casamento, está na hora de cobrar menos e doar mais, de baixar a guarda e as armas, entregar-se um ao outros e levantarem a bandeira da paz, de elogiar mais e apontar menos os defeitos do seu grande amor, de realizar mais os sonhos do seu cônjuge e deixar de apenas querer submetê-lo aos seus. Se você parar e olhar diferente vai descobrir que não existe ninguém melhor ou mais importante que o seu cônjuge, nem mesmo os filhos, pois eles são o resultado do amor de vocês.

O casamento não é um meio de dividir, mas a oportunidade de vivermos os nossos sonhos em dobro.

Felicidades e, jamais desistam do casamento de vocês. se existem alguns problemas e vocês precisam de ajuda, encontrem uma Igreja cristã e firmem seus passos na Palavra de Deus, na pratica dessa palavra e na oração. Convidem Jesus para fazer parte do casamento, Ele fará ali os milagres necessários e algo maravilhoso vai acontecer.

Um beijo no coração de vocês com muito carinho

Pastor Mauricio Baniski, Simone e o BB

Nenhum comentário:

Postar um comentário