quinta-feira, 12 de maio de 2011

Série: Conselhos de Deus em tempos de Adversidade (2)


QUAIS OS CONSELHOS DE DEUS EM TEMPOS DE AFLIÇÃO?

• Deus se compadeceu do povo que estava aflito e desceu pra livrá-lo:

“Disse o Senhor: "De fato tenho visto a opressão sobre o meu povo no Egito, e também tenho escutado o seu clamor, por causa dos seus feitores, e sei quanto eles estão sofrendo. Por isso desci para livrá-lo das mãos dos egípcios e tirá-los daqui para uma terra boa e vasta, onde manam leite e mel...” Exodo 3.7-9

• Mas o povo não experimentou o livramento do Deus por causa da sua INCREDULIDADE.

“Mas com quem se indignou por quarenta anos? Não foi porventura com os que pecaram, cujos corpos caíram no deserto? E a quem jurou que não entrariam no seu repouso, senão aos que foram desobedientes? E vemos que não puderam entrar por causa da sua incredulidade.” Hebreus 3.17-19

• Por dolorosas que possam ser, Deus usa as aflições para alcançar os Seus propósitos em nossas vidas. Davi escreveu:

“Muitas são as aflições do justo, mas o SENHOR o livra de todas”. Salmo 34.19
OS CONSELHOS DE DEUS PARA A NOSSA VIDA PARTEM DE UMA MESMA PALAVRA - CREIA

Creia que o Senhor está te olhando:

• “Exultarei com grande alegria por teu amor, pois viste a minha aflição e conheceste a angústia da minha alma.” Salmos 31:7

Creia que o Senhor está ouvindo o seu grito:

• Na minha aflição clamei ao Senhor; gritei por socorro ao meu Deus. Do seu templo ele ouviu a minha voz; meu grito chegou à sua presença, aos seus ouvidos.” Salmos 18:6

• Pois não menosprezou nem repudiou o sofrimento do aflito; não escondeu dele o rosto, mas ouviu o seu grito de socorro.” Salmos 22:24

• “Disse-lhe ainda o Anjo do Senhor: "Você está grávida e terá um filho, e lhe dará o nome de Ismael, porque o Senhor a ouviu em seu sofrimento.” Gênesis 16:11

• Salmo 40

Creia que Deus irá transformar a sua realidade:

• “Ao segundo filho chamou Efraim, dizendo: "Deus me fez prosperar na terra onde tenho sofrido". Gênesis 41.52

Creia que Deus fala por meio da aflição:

• Mas aos que sofrem ele os livra em meio ao sofrimento; em sua aflição ele lhes fala.” Jó 36:15

Creia que a PROMESSA de Deus é a nossa garantia de vida:

• Este é o meu consolo no meu sofrimento: A tua promessa dá-me vida.” Salmos 119:50

Creia que as aflições nos permitem voltar a Deus e reconhecermos os nossos descaminhos:

• Olha para a minha tribulação e o meu sofrimento, e perdoa todos os meus pecados.” Salmos 25:18

• Deus permite a aflição afim de nos ensinar. Isso lembra a história de um pai que sempre que precisava corregir o seu filho, conversava com ele antes e lhe dizia: “Filho, saiba que isto dói mais em mim que em você”.

• O cuidado de Deus nunca vem para nos castigar e sim para nos corrigir.

• Render-se a Deus é o caminho mais fácil pra vencer a aflição: “O que tu queres Senhor com isso tudo que está permitindo acontecer?

Creia que nenhuma aflição é maior que a glória que nos será revelada:

• “Pois os nossos sofrimentos leves e momentâneos estão produzindo para nós uma glória eterna que pesa mais do que todos eles.” 2 Coríntios 4:17

Creia que as aflições nos levam ao conhecimento de Deus e do seu agir:

• “Meus ouvidos já tinham ouvido a teu respeito, mas agora os meus olhos te viram.” Jó 42.5

Creia que estamos seguros em Jesus e podemos ter paz:

• Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo. João 16:33

• E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus. Filipenses 4:7

Creia que a nossa vitória sobre a aflição é a nossa fé:

• “Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé.” I João 5:4

Concluindo:

• Algumas pessoas muito simples e humildes são exemplos de fé. Não encontramos em livro nenhum respostas para questões do sofrimento de pessoas que buscar viver uma de fidelidade e fé diante de Deus. Só conseguimos extrair fé convivendo com estas pessoas, que mesmo diante de tantos reveses, continuam com doçura nos lábios, amando a Deus e testemunhando uma alegria inexpricável e contagiante. Pessoas que o mundo não é digno, como está escrito em Hebreus 11.

• O apóstolo Paulo chama de leve e momentâneo as aflição da nossa vida, em comparação com o que haveremos e experimentar eternamente em Deus: “Pois os nossos sofrimentos leves e momentâneos estão produzindo para nós uma glória eterna que pesa mais do que todos eles.” 2 Coríntios 4:17

Pastor Mauricio Baniski (ministrada 11.5)

Nenhum comentário:

Postar um comentário