quinta-feira, 7 de julho de 2011

Decisões de Jesus no deserto


O inimigo de Jesus sabia das dificuldades que Ele estava passando. Conhecia suas necessidades. Por isso, se apresenta oferecendo possibilidades de troca, oferecendo um prazer imediato. Na verdade, toda decisão tem uma conseqüência e Jesus sabia disso. Mesmo tendo a necessidade imediata, Ele reflete sobre qual é a mais sábia maneira de decidir. Jesus sempre olha o todo e não apenas uma solução transitória e temporal.

Com essa passagem (Mateus 4), aprendemos com o Senhor, algumas reflexões que devemos fazer antes de ir aceitando qualquer proposta aos nossos anseios:

1) Quem vê cara, não vê coração. Certamente o inimigo não se apresentou feio e desajeitado. O inimigo queria iludir, ludibriar, enganar. Procure sempre a intenção que está por trás de cada pessoa ou situação.

2) Cuidado com o prazer momentâneo. Com a resposta rápida e fácil, com o que é transitório. 5 minutos, às vezes, são suficientes pra estragar uma vida inteira. O imediatismo é raiz de tristeza.

3) Desconfie do que é muito fácil e de quem oferece sempre o mais fácil. As decisões mais importantes geralmente não são fáceis. Se deseja ir longe, tenha disposição em caminhar bastante.

4) Olhe para o projeto maior. Em cada esquina, há uma oferta. Se paramos, aqui e ali, e deixamos de focar em nossos objetivos na vida, o tempo passa e as oportunidades vão embora. Jesus conseguiu resistir a necessidade suas vontades imediatas porque olhava para algo que era maior.

Mauricio Baniski

Nenhum comentário:

Postar um comentário