sábado, 2 de julho de 2011

Como tomar decisões sábias?


Como lidar com os conflitos internos diante das decisões que preciso tomar todos os dias?

Como posso fortalecer minha mente para optar sempre aquilo que, verdadeiramente, é bom pra mim, pra minha família, Igreja e sociedade?

Creio que a ilustração dos “Meus dois cachorros” nos deixa bem clara a resposta sobre estas questões:

“Um ancião índio norte-americano certa vez descreveu seus conflitos internos da seguinte maneira: "Dentro de mim há dois cachorros. Um deles é cruel e mau. O outro é muito bom. Os dois estão sempre brigando".

Quando lhe perguntaram que cachorro ganhava a briga, o ancião parou, refletiu e respondeu: "Aquele que eu alimento mais freqüentemente".”
Sempre, o que vai prevalecer é aquilo que minha mente alimenta. Eu não tomo as decisões apenas por tomar. Mesmo quando decido por impulso, decido sempre a partir dos pressupostos que estão no coração.

Davi foi muito sábio, quando disse no Salmo 119: “Escondi a Tua Palavra em meu coração para não pecar contra ti”. Por experiência própria, o servo do Senhor, mesmo sendo conhecido como amigo de Deus sabia que o coração (significa nossa alma) é enganoso e precisa estar sempre conectado à Verdade. No salmo primeiro, Davi chega a dizer que o caminho para a saúde integral, a longevidade, a vida abundante, a frutificação e a prosperidade são conseqüências do prazer e da meditação, dia e noite, na palavra de Deus.

Não espere ter que tomar uma decisão importante para buscar a verdadeira sabedoria. Quase sempre não dá tempo. Procure alimentar-se a cada dia da Palavra de Deus e de sabedoria e quando a decisão for necessária você já terá os elementos e a força necessária que precisa pra decidir.

Boa Semana pra você e sua Família.

Pastor Mauricio Baniski

Nenhum comentário:

Postar um comentário