sexta-feira, 22 de julho de 2011

Sobre coisas que pairam na mente!


Não temos a capacidade de limitar ou escolher o que vem à nossa mente, podemos e é bom que procuremos estar sempre em lugares e com pessoas saudáveis, assim filtramos bastante tudo o que recebemos de pensamentos e imagens que vão pousar em nossa mente. Saber escolher com quem andar é meio caminho para alcançar uma mente pura e viva. Davi disse no salmo 1.1: "Como é feliz aquele que não segue o conselho dos ímpios, não imita a conduta dos pecadores, nem se assenta na roda dos zombadores!

Outra importante decisão que precisamos tomar, depois de afastar do que nos empurra à não vida, é proporcionar à nossa mente e coração o acesso a lugares e pessoas que acrescentem e nos elevem como ser humano. Olha o que Davi continua dizendo no Salmo 1: "(Feliz é aquele que) Ao contrário (de procurar o que lhe afasta de uma vida plena e saudável), sua satisfação está na lei do Senhor, e nessa lei medita dia e noite. É como árvore plantada à beira de águas correntes: Dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que ele faz prospera!" (Salmo 1.1-3). Veja ainda o que Deus Paulo em Filipenses 4.8: "Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas".

Todos estes cuidados nos ajudarão bastante, no entanto, mesmo fazendo tudo isso, muitas vezes surgem idéias erradas e desejos contrários à qualidade de vida que desejamos ter e oferecer. Nosso coração, as vezes, é enganoso e busca caminhos que o seu fim não é o melhor. O sábio escritor de Próverbios alerta bastante sobre isso, ele diz: "Há caminho que parece reto ao homem, mas no final conduz à morte" (Prov. 16.25). O profeta Jeremias diz que o coração é enganoso: "O coração é mais enganoso que qualquer outra coisa"(Jer. 17.9). Por isso, devemos constantemente vigiar para que uma idéia errada, como semente, uma vez lançada em nosso coração, não venha a crescer e frutificar seu veneno em nossa mente. Lembre-se você não consegue controlar completamente o que vem à sua mente, mas você determina o que vai permanecer lá.

Pensamentos e desejos equivocados todos nós temos. O que precisamos decidir é o que vamos fazer com eles. Mante-los em nós é algo muito perigoso. No salmo 139 Davi diz ao Senhor: "Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece as minhas inquietações.Vê se em minha conduta algo que te ofende, e dirige-me pelo caminho eterno". (Salmo 139.23,24)

Pra finalizar, gosto muito desta frase e creio que há uma verdade muito grande aqui: “Pensamentos tornam-se ações, ações tornam-se hábitos, hábitos tornam-se caráter, e nosso caráter torna-se nosso destino”. Por isso, devemos cuidar do solo da nossa mente, arrancar todos os dias as ervas daninhas e cultivar as boas sementes pra que sejamos o lugar dos nossos sonhos.

Uma coisa que lembrei ainda pra lhe dizer. Pra tomas as decisões certas e fazer as coisas boas e necessárias, você não precisa de ânimo, motivação ou vontade. Você precisa de força de decisão, de compromisso com a vida e seriedade com o seu destino, com o lugar onde você quer chegar. Na verdade, pra fazer o certo as vezes é necessário cruscificar o desejo e impor-se sobre a própria carne.

Pra fazer o certo não precisa de expectadores, de aplausos, de vontade, nem de prêmios ou recompensas. Precisamos de firmeza de caráter.

Boa semana pra você.

Mauricio Baniski

Nenhum comentário:

Postar um comentário