quarta-feira, 13 de julho de 2011

“Liderança se desenvolve diariamente, não em um dia”.


Tornar-se líder é muito como investir com sucesso no mercado de ações. Se sua esperança é fazer uma fortuna em um dia, não terá sucesso. Em desenvolvimento de liderança, não há “operadores de curto prazo” para o sucesso. O mais importante é aquilo que, a longo prazo, você faz dia após dia.

Se você investe continuamente em desenvolvimento de liderança, deixando seu “patrimônio” render, o resultado inevitável é crescimento com o passar do tempo.

Veja o que uma pessoa faz todos os dias, dia após dia, e você saberá quem aquela pessoa é e o que ela está se tornando.

Embora seja verdade que algumas pessoas nascem com mais dons naturais que outras, a capacidade de liderar é, na verdade, uma coleção de habilidades, e quase todas podem ser aprendidas e aperfeiçoadas. Mas isso não acontece da noite para o dia.

Os líderes precisam de muita experiência para serem eficazes. Por essa razão acho que realmente comecei a compreender com clareza os muitos aspectos da liderança, apenas ao chegar aos 50 anos de idade.

“O que distingue os líderes dos seguidores é a capacidade de desenvolver e aperfeiçoar suas habilidades” (Bennis & Nanus). Líderes de sucesso são aprendizes. E o processo de aprendizado é contínuo, resultado de disciplina pessoal e perseverança.

Se você quer melhoria duradoura, se você quer poder, então se baseie em um processo.

As fases do crescimento da liderança – Tenha você grande capacidade natural de liderança ou não, seu desenvolvimento e sua evolução provavelmente ocorrerão segundo as cinco fases seguintes:

(1) Não sei o que não sei – Enquanto a pessoa não souber o que não sabe, não crescerá;

(2) Sei que preciso saber – “Estar consciente de que você ignora os fatos é um grande passo para o conhecimento” (B. Disraeli);

(3) Sei o que não sei – “Qual é o seu plano de crescimento pessoal?” (K. Kampmeir);

(4) Passo a saber e cresço, e isso começa a ficar claro – Quando você reconhece sua falta de habilidades e dá início à disciplina diária de crescimento pessoal, coisas empolgantes começam a acontecer. Comece a desenvolver sua liderança hoje e, algum dia, experimentará os efeitos da lei do processo;

(5) Avanço por causa do que sei – Ao chegar à fase 5, sua capacidade de liderar se torna quase automática. Você desenvolve grandes instintos. E é quando o retorno é inacreditável. Mas a única forma de conseguir isso é obedecer à lei do processo e pagar o preço.

“O grande segredo do sucesso na vida é o homem estar pronto para seu momento quando ele chegar” (B. Disraeli).

Se você quer ver alguém se tornar um campeão, observe sua rotina diária. Mesmo uma pessoa com talento natural precisa se preparar e treinar para se tornar vitoriosa.

Se você quiser ser líder, a boa notícia é que você pode conseguir isso. Todos têm potencial, mas isso não acontece da noite para o dia. Isso exige perseverança. E você não pode, de modo algum, ignorar a lei do processo. Liderança não é desenvolvida em um dia. Esse é um processo que se desenvolve durante toda a vida.

Recomendo que você leia um livro por mês, ouça pelo menos um CD, fita ou mensagem edificante por semana e assista a uma conferência por ano.

Uma coisa que distingue grandes líderes de bons líderes é o modo como eles investem naqueles que os seguem. Assim como você precisa de um plano para crescer, aqueles que trabalham para você também precisam disso. Sua prioridade como líder deve ser oferecer oportunidades de crescimento.

O ambiente que você criou começará a atrair realizadores e pessoas com grande potencial.

Resumo do capítulo três do livro “As 21 irrefutáveis leis da liderança” de John C. Maxwell, Editora Thomas Nelson Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário