sexta-feira, 7 de agosto de 2009

A arte de se relacionar bem! V PARTE



Temos um problema sério com a falta de cuidado com as palavras que falamos. A palavra falada é um dos meios mais importantes que o ser humano desenvolveu para comunicar-se. É tão antigo quanto a busca em controla-la. A bíblia diz que : “A morte e a vida estão no poder da língua” Prov. 18.21. Com o que falamos podemos abençoar ou amaldiçoar, destruir ou construir, fazer com que as pessoas nos vejam como sábios ou como tolos, aproximar as pessoas ou afastá-la de nós, matar ou fazer viver. Sábio é o homem e a mulher que consegue dominar a sua própria língua. Tolo, ou tola, é aquele(a) que não consegue refreá-la.

Em João 8, quando Jesus é interrogado acerca do que deveria ser feito com uma mulher que fora pega em ato de prostituição, Jesus não foi respondendo com as primeiras coisas que lhe vieram à mente. O texto diz que Ele pára, pega um graveto que estava ao chão, começa a escrever algumas palavras e, depois de um tempo, depois de uma reflexão sobre o que deveria ser dito é que, com sabedoria, dá uma resposta que oferece a oportunidade de todos serem abençoados. A boa palavra, dita no tempo certo, dita com sabedoria é remédio para quem há ouve e cura para quem a dá. Olhe o que diz a Palavra de Deus em Provérbios 12.18: “Alguém há cuja tagarelice é como pontas de espada, mas a língua dos sábios é medicina”.

A arte de se relacionar bem depende do controle que temos da nossa língua. Um órgão tão pequeno, mas capaz de incendiar um floresta. Leia na Bíblia Tiago 3. A conclusão que as pessoas tem de nós depois que abrimos a boca e começamos a falar é a mesma descrita por este irmão, na Palavra de Deus. Se somos uma fonte de água doce não pode sair da nossa vida a água amarga. Não há como jorrar da mesma fonte água que sacia e adoça e água que amarga e dá ânsia.

Seja sábio. Controle a sua língua!

Pense nisso! E uma boa continuidade de semana pra você.

Pastor Mauricio Baniski



Nenhum comentário:

Postar um comentário