segunda-feira, 24 de agosto de 2009

O Semeador e a Semente


Em Marcos 4:1-20, Jesus nos ensina a respeito de sua palavra e como esta é incorporada por nós.

A “palavra” seria o próprio Jesus ou um ensinamento que Deus está plantando em nossos corações. O nosso coração pode ser representado pelos vários terrenos explicados.

Será que nosso coração é como a terra da beira do caminho onde quando chega a palavra de Deus, o Diabo usando a mídia, a cultura nos impõe o caminho do poder, o viver de aparência, o estilo de vida consumista e assim a palavra é desprezada?

Ou nosso coração é como terreno pedregoso que não agüenta perseguição, ou uma gozação de colegas, ou um posicionamento que ofenda nossa reputação de empregado/patrão, mas testemunhe uma ética cristã.

Outro terreno possível, segundo a parábola, é o que contém espinhos que podem sufocar a mensagem de Jesus representando o engano de nossos bens e supostas riquezas. Quando olhamos para o que temos como um fim em si mesmo ou um meio, apenas, para um auto bem estar, o que temos se torna espinho para que a palavra não entre e frutifique.

Vamos prestar atenção em nosso coração. Esse coração acolhe a palavra de Deus? Esse coração se auto avalia e muda quando é confrontado com a palavra? Estamos realmente interessados em fazer a vontade de Deus? Ou nossos conceitos são tão enraizados que não sobra espaço para uma avaliação e transformação divina em nossas vidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário