quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Presidente Lula no Aniversário de 150 anos da IPB – na Igreja sede – Rio de Janeiro


Comitiva da Igreja Presbiteriana no Gabinete do Presidente Lula no convite para a comemoração dos 150 anos da Igreja Presbiteriana do Brasil

Com a Catedral Presbiteriana do Rio, no Centro da cidade, lotada por fiéis de todo o país e de 30 delegações estrangeiras, além da comissão executiva do Supremo Concílio, os presbiterianos comemoraram, na manhã desta quarta-feira, os 150 anos da chegada da religião ao Brasil com a realização de um ato cívico-religioso que contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do governador Sérgio Cabral e do prefeito Eduardo Paes. Por ocasião do centenário da igreja, o então presidente Juscelino Kubistchek também prestigiou as comemorações na catedral.
No dia 12 de agosto de 1859, chegou ao Rio para pregar a doutrina presbiteriana, de inspiração calvinista, um jovem missionário americano, Ashbel Green Simonton. Esta é a data que marca o início da religião no Brasil, embora a fundação da igreja propriamente só tenha ocorrido em 1862. Além do ato cívico, nesta quarta-feira, foi inaugurado, ao meio-dia, um monumento escultório interativo do casal Simonton (Ashbel e Helen) na Praça Mauá e, às 19h30, será celebrado um culto solene na Catedral Presbiteriana.
Depois da saudação feita pelo reverendo Guilhermino Cunha, da Catedral Presbiteriana, Lula, em seu discurso, exaltou o trabalho dos líderes da Igreja Presbiteriana, desde o fundador até os atuais, que a transformou numa das mais importantes instituições religiosas do Brasil, pioneira na consolidação de um Estado laico no país.
- A semente plantada por Simonton encontrou solo fértil em meio ao nosso povo. Rapidamente, a igreja ganhou adeptos entre nós. E, sem divorciar-se dos laços históricos com o protestantismo europeu e americano, tornou-se uma religião de brasileiros que passaram a administrar a instituição, além de administrar os cultos. A institucionalidade alcançada ainda no Império se consolidou nesse século e meio de existência. E representou um fato fundamental para a criação de diversas outras denominações, contribuindo e muito para a diversidade e a liberdade religiosa no nosso país - definiu Lula.
O governador Sérgio Cabral exaltou o bom gosto do fundador da igreja no país quando, ao desembarcar, considerou o Rio o lugar mais lindo que já tinha visto na vida e, portanto, o escolheu para iniciar a sua pregação no Brasil. Cidade que, embora continuasse bela, infelizmente, lembrou Cabral, degradou-se muito nos últimos anos. Ele ressaltou, porém, que ela vem se recuperando, assim como todo o estado, graças à sua parceria com o governo federal, desde que assumiu o governo do estado.
- Como o reverendo Simonton, o presidente Lula ama esta cidade e este estado e tem sido um grande parceiro nas lutas que temos travado para melhorar a vida do nosso povo. Vivemos um grande momento de recuperação econômica e social, em função desse apoio. Nos próximos quatro anos, o Estado do Rio aumentará sua participação no Produto Interno Brasileiro (PIB) de 13% para 22% - ressaltou Cabral.
O governador destacou o papel da Igreja Presbiteriana na luta contra as desigualdades sociais e no esforço pela propagação da paz no estado.
- Se há algo que marca a Igreja Presbiteriana é a reputação de seus líderes, é a seriedade com que eles conduzem a palavra da fé sem o usufruto dessa palavra para diminuir o ser humano - concluiu.
Antes de Simonton, muitos protestantes tentaram pregar a religião no Brasil, mas as tentativas foram fracassadas, porque a Corte portuguesa, de profissão católica, resistia à presença de protestantes em sua maior colônia, cuja população era igualmente católica. Mas, em 1859, o pastor americano encontrou um país mais liberal do ponto de vista religioso e ele pôde iniciar seu trabalho com segurança. De 12 de agosto de 1859 a 12 de agosto de 2009, a instituição se expandiu, cresceu e consolidou suas bases no Brasil.
Também prestigiaram a solenidade o vice-governador e secretário de Obras, Luiz Fernando Pezão, o senador Marcelo Crivela, a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Benedita da Silva, e a prefeita de São Gonçalo, Aparecida Panisset, entre outros.

Autor da reportagem: Guedes de Freitas (http://www.jusbrasil.com.br/politica/3211927/lula-cabral-e-paes-comemoram-150-anos-da-igreja-presbiteriana)

Fotos do ex-presidente da Igreja - Rev. Guilhermino Cunha (que esteve visitando o terreno da nossa Igreja antes da construção) abençoando o Presidente Lula. E, foto do Rev. Mauricio Baniski (pastor da Igreja Vida Nova) com o Rev. Roberto Brasileiro (atual presidente da Igreja Presbiteriana do Brasil.


2 comentários:

  1. Bem que nosso "querido" presidente poderia se converter, né? Já imaginou a glória que seria para esse país?

    ResponderExcluir
  2. Pastor Mauricio,
    Tudo bem com vc? E com a Si? Estamos com saudades da sua pregação ao vivo e a cores. Já recebeu o livro?
    Estou deixando um endereço que achei interessante, talvez já conheça mas em todos os casos: www.ammeevagelizar.org lá dá algumas ideias para evagelizar, achei meio o seu estilo. Gostei da bexiga. Bom vá lá e veja se contribui algo para vc.
    Ah tb tem esse livreto " o mensageiro" que tb é bem legal para dar as pessoas o custo é bem baixo 1,10 cada livreto, já com custo do correio, e da associação Menonita Beneficiente, o site é: www.missaoamb.org
    Mande lembranças a Si e dê um beijão na Samira por nós.
    Que Deus esteja sempre com vc!
    Luciana

    ResponderExcluir