segunda-feira, 17 de agosto de 2009

PRINCÍPIOS PARA VIVER GRANDES CONQUISTAS


Prepare-se para um novo tempo

“Se um homem não descobriu alguma coisa pela qual morrer, ele não está preparado para viver.” Rev. Luther King

Nós temos grandes conquistas para alcançar: Temos crianças no aprisco que precisam crescer, adolescentes e jovens, temos adultos, casais, famílias, temos pessoas na terceira idade... construção -- TODOS, precisam se reproduzir em outros para a glória de Deus.

O nosso desafio é fazer com que todos alcancem a maturidade e possam reproduzir para a Glória de Deus.

O meu desafio enquanto pastor é levar as minhas ovelhas a ser um povo que se reproduz. Torná-lo frutífero

O desafio é fazer a maçã se reproduzir em outra? ... NÃO.
• É fazer a manga se reproduzir em outra? Não.
• É levar o limão a se reproduzir em outro? Também não.
• Isso somente representaria a duplicação –
• O desafio que temos é maior - É UMA MULTIPLICAÇÃO ABUNDANTE!

O desafio de transformar maçã em macieira... manga em mangueira... limão em limoeiro...

Pessoas que sejam frutíferas... crentes que dão frutos! ...e sabe qual é o fruto do crente? ... Outros crentes.


Quando eu leio a Bíblia (em Ef 4.15), Deus diz para mim: "cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo".

Quando eu leio a Bíblia (em Is 54.2), Deus diz para mim: "Amplia o lugar da tua tenda, e as cortinas das tuas habitações se estendam; ... alonga as tuas cordas".

Quando eu leio a Bíblia no livro de Atos, único livro de história da igreja no NT, Deus diz para mim (em Atos 5:14) que "a multidão dos que criam no Senhor, tanto homens como mulheres, crescia cada vez mais". Aumentava... multiplicava...

Precisamos aprender os princípios de Deus que geram a conquista daquilo que estamos sonhando.


Texto Bíblico: Josué 6:1-21 e 7:1-8


Tomando o exemplo do povo de Israel, liderado por Josué em duas batalhas.
• Numa batalha, a de Jericó, eles foram vencedores.
• Na batalha seguinte, foram vergonhosamente derrotados.
• Precisamos entender os princípios que levam à vitória ou ao fracasso, na luta por grandes conquistas.



O primeiro princípio que precisamos entender é o da:

ORAÇÃO QUE GERA DEPENDÊNCIA DE DEUS

Em Josué 5:13-15, vemos o desafio de Israel diante da Cidade de Jericó, e em Josué 7:2-4, lemos do desafio de Israel diante da cidade de Ai.

E podemos notar que tanto Josué como o povo de Israel, tiveram atitudes diferentes diante desses desafios.

“Se acomodaram. Lembra daquele ditado que diz que “águas passadas não movem moinhos”. Creio que serve pra oração.

Na primeira, para a conquista da cidade de Jericó, ele orou, ele ouviu a Deus, ele recebeu as estratégias de Deus.

Na segunda, para a conquista da cidade de Ai, talvez por menosprezar o desafio, nem Josué nem o povo fez oração...

Então, diante da cidade de Ai, o que não faltou foi um ai para cada um deles: "Ai meu pé... ai minha cabeça... ai minha barriga... ai de mim... ai meu Deus do céu!"

A lição para nós é essa: Se quisermos grandes conquistas, a busca em oração tem que ser proporcional.


O próximo princípio que precisamos entender é o da:

ESTRATÉGIA QUE GERA PLANEJAMENTO

Em Josué 6, antes de encarar o desafio de Jericó, lemos que houve estratégia e planejamento, mas em Josué 7, diante de Ai, não lemos nada disso.

É fácil perceber, que para a conquista de Jericó, então havia uma estratégia sobrenatural dada por Deus, e o povo seguiu o planejamento de Deus à risca.

Mas quanto ao desafio de Ai, não havia nenhuma estratégia (muito menos sobrenatural, muito menos dada por Deus). Foram apenas enviados 3 mil homens sem um planejamento claro do que fazer e eles foram humilhados.

A lição para nós é esta: Se quisermos grandes conquistas, se quisermos a multiplicação, se quisermos o crescimento, se quisermos o aumento do número de conversões... do número de batismos, então, nós temos que buscar e seguir à risca o planejamento e as estratégias que Deus está dando.

SEM ESTRATÉGIAS NÃO VAMOS MUITO LONGE. (ORAÇÃO, INTIMIDADE, LEITURA, BIBLICA, ESTUDO, OBSERVAÇÃO -o conhecimento te faz inteligente, a observação te torna um sábio.)


Outro princípio a ser entendido é este, o da:

SANTIDADE QUE GERA COMPROMISSO

A santidade é o fator fundamental para as conquistas. (SER SEPARADO)

Precisamos tapar as brechas no caminho.

Antes de Josué e seu povo conquistar Jericó, houve um período de santificação, todo o povo se santificou, mas quando partiram para a conquista de Ai, o pecado de um homem chamado Acã foi a brecha para o fracasso.

O que tem impedido a bênção na família, no trabalho, na empresa?

A lição para nós é esta: A santidade é uma condição necessária para as grandes conquistas.

Apocalipse 2.4,5 – “Abandonaste o primeiro amor, lembra-te de onde caíste, arrepende-te e volta à prática das primeiras obras.”


Finalmente, precisamos entender o princípio da:

UNIDADE QUE GERA RESPONSABILIDADE

Irmãos, para não sermos frustrados em nossas conquistas é preciso a participação de todos, o envolvimento de todos, naquilo que queremos conquistar.

Em Jericó, todo o povo rodeou a cidade e fez o que Josué ordenou. Agora, em Ai, a maioria absoluta do povo ficou relaxada e apenas 3 mil foram à batalha.

E qual foi o resultado? ...poucos trabalharam, então todos saíram derrotados.

A lição para nós é esta: Se quisermos grandes conquistas, se quisermos mais crianças convertidas à Jesus, mais adolescentes e jovens convertidos a Jesus, mais casais, mais adultos e mais idosos convertidos a Jesus... se quisermos mais batismos sendo realizados, CONSTRUÇÃO tem que haver um envolvimento de todos nesse desafio!


Concluindo:

Creia no poder do Espírito Santo que habita em você para torná-lo uma testemunha fiel e fazê-lo ganhar vidas.

Creia no poder do Espírito Santo para fazer de você uma macieira, uma pessoa frutífera para a glória de Deus!

Creia no poder do espírito Santo que habita em você para que as portas se abram em sua vida.

Creia no poder do espírito Santo que habita em você para que seus sonhos se realizem.

Uma pequena frase que cabe aqui: Albert Einsten certa vez declarou: “Deus não joga dados”, não lança nada ao acaso.

ORAÇÃO QUE GERA DEPENDÊNCIA
ESTRATÉGIO QUE GERA PLANEJAMENTO
SANTIDADE QUE GERA COMPROMISSO
UNIDADE QUE GERA RESPONSABILIDADE

Nenhum comentário:

Postar um comentário