quarta-feira, 5 de agosto de 2009

DEUS SE IMPORTA COM VOCÊ


PALAVRA PREGADA NO CULTO - ÚLTIMO DOMINGO - DIA 05/07

Neemias 2.11-20

• Neemias, copeiro do rei, manda chamar seu irmão para ter as últimas noticias de Jerusalém, que fora destruída e seus muros derribados. Quando a noticia de toda assolação sobre seu povo chega até Neemias:

o Ele tem uma visão real - Toma conhecimento do problema

o Chora, lamenta a situação de Jerusalém

o Manifesta sua Fé - Ora a Deus

o Decide sair da zona de conforto. Ele estava bem, mas sabia que sua vida poderia ser mais do que isso.

o Ação – Deus o impulsiona e Neemias, com o objetivo de reconstruir os muros, toma algumas atitudes:



1. A primeira atitude é a INDIGNAÇÃO – 2.5
Deus nos capacita a ficarmos indignados De maneira correta:

a) Uma indignação não-egoísta: Neemias não pensa em si mesmo apenas, mas em todo o seu povo.

b) Uma indignação não-conformista: Ele não ficou sentado exigindo que alguém fizesse alguma coisa, ofereceu-se voluntariamente.

c) Uma indignação não-interesseira: Ele não estava preocupado consigo mesmo, nem com sua segurança, nem com seu conforto pessoal, nem com as generosas recompensas.

c) Uma indignação não-vulgar: Ele não podia aceitar que a cidade de Deus permanecesse daquela maneira. Havia um belíssimo elemento de zelo santo em sua indignação.


2. Neemias toma a atitude de se Dispor

Muitas vezes vemos o problema ou temos um sonho, gostaríamos que as coisas não ficassem do jeito que estão, gostaríamos de uma solução, de alcançar nossos objetivos, mas não tomamos nenhuma posição. Não nos dispomos a resolver, ou ajudar a resolver o problema. Não nos dispomos a correr atrás dos nossos sonhos.

Isso fica muito claro na vida de Neemias. Ele se dispôs. Quantos naquela terra não sabiam da dificuldade. Tinham condições de fazer algo pelo povo, mas ficaram parados. Neemias fez a diferença.

E eu e você, o que vamos fazer?


3. Neemias se Envolve

Neemias não mandou fazer, Ele “colocou a mão na massa”. Trabalhou, se envolveu, se sujou, se cansou, se entregou à obra que desejava ver pronta.

Aqui está um grande segredo para que as coisas caminhem em nossa vida. Precisamos nos dispor e, se de fato queremos mudança, nos ENVOLVER, com o trabalho em resolver o problema ou em alcançarmos os nossos objetivos.

Não espere uma solução para algo se você não estiver disposto e se envolver com o que você quer que mude, com o que você deseja alcançar.


4. Sacrifício

Neemias sacrificou seu conforto, sua boa alimentação, sua cama quentinha, sua sombra e todas as mordomias que tinha. Foi trabalhar de sol a sol, reconstruir os muros. Esse é um exemplo pra nós.

Não iremos passar ileso por todo o caminho de luta. Sempre sobrarão marcas e perdas. Toda escolha que fazemos envolve ganhos e perdas. Nunca só ganhamos, nuca só perdemos. Precisamos sempre fazer uma avaliação do todo e decidir se o caminho que escolhemos vale a pena.

Uma certeza que temos é a de que sem sacrifício ninguém alcança. O sacrifício é uma marca na vida dos vencedores. Qualquer que seja a busca que fizermos temos que nos dispor, nos envolver e nos sacrificar para alcançar nossos intentos.


5. RESISTÊNCIA ÀS CRÍTICAS – 4.1-3, 6

As críticas que Neemias que sofreu foram duras e severas, pois vieram do seu POVO e de outros, mas Neemias e seus amigos oraram e não se abalaram. Continuaram firmes porque tinham certeza do que estavam fazendo e tinha a certeza de quem os havia mandado fazer.

Quando você está com Deus do seu lado, não importa a quantidade de adversários, você sempre é a maioria.

Quando maior for o seu projeto de vida, a busca que você está fazendo, mais fortes serão as críticas. Mas use elas para o seu crescimento e não para te derrubar. Aproveite o que for útil, o que não for jogue no lixo.

6. CORAGEM – 4.7-9
Quando o inimigo soube que algo estava sendo feito se levantou com ira. Ele sempre se levanta quando vê a nossa vitória na porta.

Disse Neemias: “ai, nós oramos...” e, “ficamos na guarda”. Essas duas atitudes são o segredo para que não paremos pelo caminho, mas prossigamos até a vitória.

Colocar proteção divina e fechar as guardas;

Essa foi a estratégia para vencer o inimigo, uma parte continuava a obra outra parte protegia os muros, vs. 16,17

CONCLUSÃO

O Senhor nosso Deus nos faz vencer:

- Quando Neemias começou o trabalho um grupo se uniu a Ele. Por causa da força de vontade de neemias, o povo tinha ânimo para o trabalho. É sempre assim quando a gente se dispõe, se envolve, se sacrifica, resiste firmemente as criticas e é corajoso, as pessoas que estão ao nosso lado nos procuram, todo mundo quer estar ao lado de alguém firme. 4.6

- Terminaram a obra em tempo recorde. Até os dias de hoje com toda a tecnologia, não daria pra terminar o projeto em tão pouco tempo.

Faça isso. Viva mais e melhor.

Pastor Mauricio Baniski

Um comentário:

  1. ! Permita que Deus tome frente de sua VIDA, e tudo o que sonhares sera realizado.
    ! Busque, trabalhe e confie, ELE com certeza fará tudo o q for melhor pra sua vida.

    ResponderExcluir