sexta-feira, 22 de outubro de 2010

As prioridades me dão o foco


A gente tem o costume de querer "abraçar o mundo", fazer tudo, Michael LeBoef diz que: "dedicar um pouquinho de você a tudo significa comprometer um bocado de você com nada". Ele está coberto de razão. Se queremos chegar a um objetivo precisamos ter foco, e foco nós só encontramos quando priorizamos as prioridades da nossa vida.

Pense, por exemplo, diante de uma escolha, você priorizaria tempo ou dinheiro? A grande parte das pessoas focam no dinheiro, porém a maneira que você usa o seu tempo é muito mais importante que a maneira que gasta o seu dinheiro. Na verdade suas prioridades determinam como você gastará o seu tempo e "tempo é a matéria prima da vida". Pare um pouco e pense sobre isso, antes de terminar esta leitura...

"Para saber o valor de um ano... pergunte ao aluno que não passou na prova final.
Para saber o valor de um mês... pergunte à mãe de um bebê prematuro.
Para saber o valor de uma semana... pergunte ao editor de uma revista semanal.
Para saber o valor de um dia... pergunte ao assalariado que tem seis filhos.
Para saber o valor de uma hora... pergunte aos namorados ansiosos em se ver.
Para saber o valor de um minuto... pergunte à pessoas que perde o vôo.
Para saber o valor de um segundo... pergunte ao sobrevivente de um acidente.
Para saber o valor de um milésimo de segundo... pergunte a quem leva a medalha de prata nas olimpíadas."

Cuide do tempo que tem, ele é como um diamante." Nós não temos o poder de mudá-lo, as vezes reclamamos que "precisamos de mais tempo", mas ele é suficiente, nossas prioridades é que precisam ser revistas e/ou priorizadas. O tempo é democrático, do mesmo tamanho pra todos. Ele tem muito pouco haver com relógio e tudo a ver com a sua organização ou a falta dela. John Maxwell diz que: "você pode adquirir qualquer coisa que desejar, mas não tudo o que desejar". "Muitas metas não são atingidas porque passamos grande parte do tempo fazendo coisas secundárias". Como diz o poeta Carl Sandburg: "O tempo é a moeda mais valiosa da vida... tome cuidado e não deixe outras pessoas gastarem por você".

Na sua vida, aprenda a priorizar as prioridades. Na verdade, ninguém ganha mais tempo, o que aprendemos é deixar de perde-lo na medida em que aprendemos a administrar a vida.

Deus o abençoe.

Mauricio Baniski

(Este texto me veio à mente depois da leitura de: "O sucesso de amanhã começa hoje" de John Maxwell)

Nenhum comentário:

Postar um comentário