quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Dinheiro


"E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus." Romanos 12:2

Um dos grandes desafios que temos na vida é a capacidade em administrar o dinheiro. O norte-americano Olson ironiza: "Estamos ocupados em comprar coisas que não precisamos, com o dinheiro que não temos, para agradar pessoas que não gostamos". No mundo que vivemos, tem um monte de gente que acredita que para ser feliz precisa de muito dinheiro. A verdade é que, ainda que venhamos a insistir nesta idéia, dinheiro não traz felicidade e, isto, confirma o que foi dito pelo filósofo Sêneca, a aproximadamente dois mil anos: "O dinheiro nunca fez ninguém rico". Henry Ford declarou: "O dinheiro não muda as pessoas, apenas lhes retira as máscaras. Se a pessoa é naturalmente egoísta, arrogante ou ambicioso, o dinheiro trás isso à tona; é só isso" portanto, não é o dinheiro que torna você melhor ou pior, rico ou pobre, feliz ou infeliz. O que ele faz é potencializar o que já somos.

Se por um lado não é a quantidade de dinheiro que lhe deixa feliz, por outro, as dívidas o farão infeliz. No livro de Provérbios, Salomão escreve assim: "...o que toma emprestado é servo do que empresta". Quem deseja ser escravo, controlado por outro? Ninguém. Mas viver uma vida endividada é experimentar essa situação. Lógico que em algumas situações como compra de uma casa, de um carro para a familia, de um seguro, problema de saúde, estudo, enfim... precisamos financiar e pagar parcelado. O problema é o gasto e a dívida adquirida com o que não era necessário e poderia ser evitado. Precisamos aprender e procurar gastar menos do que ganhamos. Jonh Maxwell, um dos escritores mais renomados e prósperos da atualidade na área de liderança e empreendedorismo usa o "sistema 10-10-80"(10% para a Igreja e caridade; 10% invetimentos; 80% para todas as outras despesas). A verdade é que, se a pessoa mantém uma atitude correta diante do dinheiro, isso contribuirá para colocar em ordem praticamente todas as demais áreas de sua vida.

Se você tem sido um escravo das dívidas procure se libertar. As dívidas atrapalham a vida em todas as áreas. diminuem o seu desempenham. Levam ao desespero e a perda total da qualidade de vida. Kidwell e Rhode sugerem cinco passos para reduzir as dívidas: 1) Pare de contrair as dívidas imediatamente; 2) Limite seus gastos; 3) Planeje para o futuro; 4) Não espere por milagres instantâneos; 5) Procure ajuda profissional. "A diferença entre o rico e o pobre é que o rico investe seu dinheiro e gasta o que sobra, enquanto o pobre gasta o seu dinheiro e investe o que sobra" Se você ainda não decidiu planejar ou replanejar as suas finanças está em perigo.

Busque novas alternativas de ganho. O dinheiro é uma importante ferramenta para ajudar você a alcançar metas, realizar sonhos, ter tranqüilidade. Dizem que o problema não é você ter o dinheiro, o problema é o dinheiro ter você. Ele é um ótimo servo, mas um péssimo senhor. Devemos trabalhar e buscar uma segurança financeira.

Mas, não deixe que o desejo pelo dinheiro domine a sua vida como se fosse a fonte da felicidade, porque ele não é. Porém, encare a realidade de que o dinheiro é uma importante ferramenta que pode te ajudar, por isso, se prepare melhor, busque novas alternativas de ganho, procure de maneira integra aumentar os seus ganhos. Diminua suas dívidas, tire os gastos desnecessários, não viva de aparência porque isso custa muito caro e não vale nada. Seja simples. Se está endividado, procure imediatamente ajuda e não se afunde mais. Talvez você ache que está no fundo do poço e que não pode mais sair dali. Digo a você que a mão de Deus te alcança aonde você está, mas é preciso querer sair do buraco. Guarde uma parte de seus ganhos, invista. A riqueza e a pobreza tem muito mais haver com o "como se gasta" do que com o "quanto se ganha". E, por último e mais importante, seja fiel a Deus que lhe deu a vida, a saúde e a oportunidade de vencer. Seja um dizimista fiel. Seja generoso, ajude as pessoas. invista parte de seus ganhos para ajudar ao próximo. A melhor maneira de manter o dinheiro como servo na sua vida e por meio de uma atitude generosa.

Deus abençoe e boa semana

Pastor mauricio Baniski

Nenhum comentário:

Postar um comentário