quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Brilha no meio do teu viver


muitas horas de espera e sem absolutamente nada para fazer, sentei-me quase em frente a uma engraxateria. O cartaz dizia que Marvin (o nome do engraixate) passaria a graxa de graça nos sapatos. Havia quatro lugares para sentar. A cada homem que ali sentava Marvin fazia a mesma rotina: limpava, passava a graxa e lustrava. O que era diferente era o semblante das pessoas que passavam pelo posto de Marvin. Ele contava estórias ou causos e cada um daqueles homens sérios iam se soltando e muitas vezes dando gargalhadas. Homens que nunca haviam se visto antes engajavam em conversas ora entre eles, ora entre eles e Marvin.

Fiquei ali olhando aquela cena admirado. Um profissão simples, um homem simples. Mas com que amor aquilo era feito! A atitude daquele homem era contagiante. Eu, que estava com tênis, se estivesse com sapato, certamente me sentaria ali somente pelo prazer de conversar com aquele homem. Esse fato me veio à mente um hino que a gente cantava muito no seminário em São Paulo: Brilha no viver

Não somente pra fazer um feito singular
É mister agir com muito ardor,
Mas as coisas mais humildes por executar,
Deves fazê-las com fervor.
Brilha no meio do teu viver,
Pois talvez algum aflito possas socorrer;
Brilha no meio do teu viver.

Muitas vezes em nossa pomposidade e mania de grandeza nos esquecemos que a nossa missão é brilhar onde Jesus nos colocou como sal da terra e luz do mundo. Sonhamos com algo grande e nesse sonho prometemos a Deus que iremos fazer tudo para ele. Quase sempre isso não acontece. A minha oração é que Deus tenha misericordia de mim e de todos nós e que brilhemos não por causa do lugar onde estamos, mas por causa e para a causa dele.

Quase esqueci de dizer que mesmo sendo de graça, não havia uma pessoa que não desse a Marvin um valor bem maior do que aquele que ele porventura teria cobrado.

Antonio Carlos Barro

Nenhum comentário:

Postar um comentário