terça-feira, 14 de setembro de 2010

Chuva e Sol


Ontem falaram que ia chover, mas não choveu
Sorte de quem não queria a chuva
A maioria das pessoas que esperavam o céu molhar a terra
Terão que esperar um pouco mais

Não choveu aqui, mas ficamos sabendo que em alguns lugares choveu
Sorte dos que estavam ansiosos com a bênção que molhou a terra
A minoria, que não queria que chovesse, teve que se adaptar
Mas, nesse caso, creio, foi bom pra todos

Ontem, no planeta, teve lugar que teve que suportar mais um dia seco, como há muito tempo está acontecendo. Também, teve lugar que choveu tanto que provocou inundações. Teve lugar que a chuva esperada chegou e alegrou a todos. Assim, também, teve lugar que parou de chover e o povo se alegrou, porque já tinha chovido demais.

A vida também é assim, poucas coisas acontecem da maneira que achamos que deveriam. Muitas vezes a vida nos frusta com algumas decisões que nos incomodam. Lógico que, assim como na natureza, onde os desequilíbrios provocam catástrofes, na vida também acontecem. Muitos dissabores poderiam ser evitados se respeitassemos mais a lógica da vida. Mas, mesmo que procuremos fazer o máximo pra cuidar da nossa existência e do ambiente em que vivemos, somos tomados muitas vezes por secas e enchentes, são as faltas e os excessos. Tem coisas na vida que não entendemos bem quando acontecem e porque acontecem. Por exemplo: perdas, morte, separações, solidão, doenças, dores, injustiças, ... Tem momentos da vida que enfrentamos um deserto terrível e todas as manhãs olhamos para céu, pra ver se tem sinal de chuva e a única coisa que vemos é um manto azul e uma estrela de fogo aquecendo a areia. Tem momentos na vida que a chuva vem sem trégua. Leva tudo e todos, destrói nossa alegria e faz o céu cinzento cobrir o dia de desesperança. A gente as vezes acha que a bonança não volta nunca mais.

Já aconteceu de eu estar passando por desertos e enchentes e ficar invejado pelo tempo maravilhoso que outras pessoas estavam vivendo. Também, sei que quando estava vivendo um tempo muito bom, alguém deve ter olhado para mim e tido o mesmo sentimento. Sol e chuva, em falta ou excesso ou como uma bênção esperada, são democraticos. Vem pra rico e pobre, crente e descrente, estudado ou não, novo ou velho, é igual pra todos.

O que descobri é que não adianta brigar com o tempo. Nem querer fugir dele. Não vale a pena fazer-se de coitado, de vítima. Todos os que tem o privilégio de viver se encontrarão neste mesmo caminho. As vezes, vivendo toda a normalidade da vida, um tempo de bênçãos, mas também passando por faltas e excessos. O que fará você permanecer firme é a maneira que conduz a sua vida. Jesus ilustra bem isso quando conta a parábola das duas casas. Ele diz que duas casas foram construídas, uma sobre a areia e uma sobre a rocha. Vieram os fortes ventos e as chuvas em forma de tempestade. A casa que fora construída sobre a areia caiu porque não tinha alicerce, a que estava sobre a rocha firme permaneceu em pé, porque estava bem solidificada. Jesus ensina através dessa história que a casa na areia é daquele que apenas ouviu sobre a Vida, mas não praticou. O que construiu sobre a rocha firme é aquele que ouviu e se tornou praticante da Vida. Os ventos fortes e as chuvas em forma de tempestades vem mesmo e vem pra todos. A diferença é o lugar aonde estamos construíndo a nossa casa. Os desertos também vem. Quando Deus tirou o seu povo do Egito, pra levá-los até a terra prometida, eles tinham pelo caminho um deserto. Deus disse que iria levá-los como fora prometido, mais o deserto era necessário, estava no caminho e a única exigência divina era que acreditassem que Deus, o tempo todo, os estava guiando.

Hoje é um novo dia, talvez chova, talvez não. Mas vou me levantar e viver. Não vou passar o dia me lamentando pelo que o dia poderia ter sido e deixar de viver o que ele é. Vou viver e vencer este dia. Se estou no lugar seco, creio que um dia as nuvens vão aparecer e a chuva vai chegar. Se estou no lugar onde está despencando água, creio que chegará o fim do tempo chuvoso que vai dar lugar a um lindo dia de sol.

Vou viver sem permitir que o tempo determine o que sou ou onde eu devo chegar. Eu sou o responsável pelo meu destino. Vou seguir caminhando, procurando ouvir a praticar a Vida certo de que o meu Deus, o tempo todo, está me guiando.

Mauricio baniski

Um comentário: